Alho: benefícios e efeitos colaterais para a saúde

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Antibacteriano, rico em compostos de enxofre, incluindo alicina … O alho é um superalimento saudável, bom para o coração, contra infecções de pele … Todos os seus benefícios para a saúde, sua composição nutricional e seus contras indicações.RESUMO

Originário da Ásia Central, o alho é usado desde a Antiguidade por suas muitas virtudes. Amplamente cultivado no Egito, foi distribuído lá aos trabalhadores da construção das pirâmides para lhes dar força e resistência. Na medicina árabe, era recomendado para dores de estômago ou infecções de pele e, na medicina grega, como vermífugo ou contra asma . O alho é uma planta herbácea perene da família das liliaceae, como a chalota, a cebola ou o alho-poró. Os seus longos caules verdes medem entre 50 e 120 cm, e é a sua lâmpada que consumimos na cozinha. Cada bulbo pesa cerca de 80 ge é composto de 10 a 15 bulbilhos (vagens) cercados por.

Composição nutricional

  • O alho é rico em proteínas e carboidratos , mas quase desprovido de lipídios (gorduras).
  • Este bulbo é um concentrado de minerais e, em particular, uma excelente fonte de manganês, cobre, selênio e fósforo. Quanto às vitaminas, o alho contém B6 e vitamina C.
  • O alho é rico em compostos de enxofre e , em particular, em alicina , responsável pelo cheiro muito característico do alho, mas também pelos seus inúmeros benefícios para a saúde. Este composto não existe como tal no dente de alho em seu estado natural. Por outro lado, existe um aminoácido, aliliína, um composto de enxofre. Ao lado dela, em pequenos compartimentos separados, estão as moléculas de uma enzima específica, a alinase. Enquanto as duas substâncias não estiverem em contato, nada acontece. Mas quando você corta o dente de alho, em fatias, ailliin e ailliinase irão interagir e dar origem à alicina. É fácil de reconhecer: é isto que confere ao alho o seu cheiro e sabor especiais.
  • Contém muitos antioxidantes (flavonóides, tocoferóis, etc.) que ajudam a combater a produção de radicais livres, que são prejudiciais ao organismo. 
  • E é uma boa fonte de saponinas com redução do colesterol e efeito hipotensor .
  • O alho também contém muitos frutanos, fibras especiais que têm a capacidade de facilitar o desenvolvimento de bactérias boas no intestino. Resultado: uma digestão mais fácil, mas também um sistema imunológico fortalecido graças a essas bactérias intestinais boas, que desempenham um papel de barreira muito importante.
NUTRIENTESALHO EM BRUTO: CONTEÚDO POR 100 GERVAS, ESPECIARIAS E TEMPOS: MÉDIA DE ALIMENTOS
Proteína5,81 g6,9 g
Carboidratos21,2 g17,3 g
– com açucar1,43 g8,3 g
– de que amido13,4 g6,1 g
Fibra dietética4,7 g13 g
Lipídios0,34 g4,9 g
– do qual colesterol0 mg0,4 mg
– dos quais satura0,075 g0,8 g
– dos quais ácidos graxos monoinsaturados0,011 g2,1 g
– dos quais ácidos graxos poliinsaturados0,25 g0,8 g
Água64,3 g33 g

Mais informações sobre vitaminas e minerais no alho

Um diferencial:  O alho , também conhecido como alho selvagem ou madeira de alho, é muito diferente do alho cultivado por seu primo. Não é seu bulbo que consumimos, mas suas folhas verdes, que têm substancialmente os mesmos nutrientes do alho, mas em concentrações mais altas.

Benefícios para a saúde do alho

Cardioprotetor

De acordo com diversos estudos , os extratos de alho ricos em princípios ativos, em particular a alicina, permitem reduzir os níveis de colesterol e triglicéridos no sangue . A adenosina contida nos dentes de alho tem um pequeno efeito vasodilatador , o que permite uma melhor circulação sanguínea e poderia, aliás, explicar também o efeito anti-hipertensivo.  Além disso, o alho contém prostaglandinas que têm a propriedade de tornar o sangue mais fino , o que pode melhorar ainda mais a circulação sanguínea. 

Os compostos do alho também ajudam a reduzir as placas ateroscleróticas , admite a OMS. Essas placas, compostas principalmente por colesterol, vão se depositando ao longo dos anos nas paredes das artérias, tornando-as mais rígidas e reduzindo seu diâmetro. Esta patologia constitui, portanto, um fator de risco para acidente cardiovascular. Vários estudos mostraram que a doença progride três vezes mais devagar em pessoas com risco de consumir alho do que em pessoas com risco de não consumi-lo. O alho parece particularmente bem para proteger a aorta, a artéria central do nosso corpo. O consumo regular de alho reduziria, portanto, o risco de mortalidade cardiovascular. 

A Organização Mundial da Saúde reconhece o uso do alho como um tratamento complementar às medidas dietéticas que visam reduzir os níveis de lipídios no sangue (colesterol e triglicerídeos) e no tratamento de infecções respiratórias, vermes intestinais, distúrbios digestivo e osteoartrite.

Câncer

Os compostos de enxofre na alicina impedem a proliferação de células cancerosas e protegem o corpo de certos carcinógenos potenciais. Além disso, os muitos antioxidantes contidos no alho protegem as células da ação deletéria dos radicais livres, em particular os envolvidos na ocorrência de certos tipos de câncer (principalmente estômago e intestino).

Infecções: resfriados, bronquite …

O alho é conhecido desde o início dos tempos por suas propriedades antimicrobianas e anti-infecciosas. Seria particularmente útil na luta contra resfriados, bronquite e outras infecções sazonais. Este pequeno casulo é, portanto, um aliado precioso para o inverno, para manter os vírus afastados até o retorno do tempo quente!

Infecção por fungos

O alho pode ter benefícios antifúngicos . Pode, por exemplo, ser usado na forma de uma pomada à base de ajoene, um composto de alho, para combater o pé de atleta , a micose que ataca pés que “maceraram” na humidade. de calçados esportivos. 

Doenças neurodegenerativas

O alho pode ser uma ótima maneira de preservar a memória e as habilidades cognitivas, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Louiseville, nos Estados Unidos. Ele agiria renovando a microbiota intestinal, flora esta diretamente conectada ao cérebro pelo nervo vago. É novamente um composto de enxofre que seria responsável por esse efeito benéfico na memória.

Calorias

O alho fornece 131 calorias por 100g , o que é muito mais alto do que a média dos vegetais. Mas este valor calórico deve ser comparado com as quantidades consumidas que são muito baixas! Assim, um dente de alho (5g) traz 6,5 pequenas calorias, o que é completamente desprezível em um prato!

O ideal: coma cru!

Para preservar todas as virtudes do alho, é aconselhável  consumi-lo cru, bem picado . A alicina está então presente em grandes quantidades. Já durante o cozimento, perde potência e estima-se que seja necessário triplicar aproximadamente a dose para obter os mesmos benefícios. Nem todo mundo digere muito bem o alho cru. Nesse caso, a solução é  adicioná-lo alguns minutos antes do final do cozimento  : ele não estará mais totalmente cru, mas manterá a maior parte de suas propriedades. Evite, entretanto, deixá-lo carbonizar: ele se tornaria mais tóxico do que qualquer outra coisa.

Quanto consumir por dia?

Para se beneficiar de seus efeitos positivos sobre a lipemia sanguínea (colesterol, triglicerídeos, etc.), recomendamos o consumo diário de um a dois dentes de alho fresco, ou 0,5 a 1 g de alho seco.

Pelo seu efeito anti-resfriado e tosse: a dose recomendada é de 4 dentes de alho fresco ou 2 a 4 g de alho seco por dia.

Danos e riscos de comer alho

Embora o alho seja excelente para a saúde, deve-se tomar cuidado para não exagerar, sob o risco de azia ou cólicas abdominais . Consumido em grandes quantidades, o alho também pode causar mau hálito . Sobre este último ponto, saiba que a sensação desaparece após algumas horas e mastigar um pouco de salsa neutraliza um pouco esse efeito. Escovar os dentes não muda muito, pois o cheiro vem dos gases liberados pela mastigação e depois pela digestão.

Contra-indicações

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Devido aos seus efeitos anticoagulantes , recomenda-se evitar o consumo de grandes quantidades de alho antes e após a cirurgia ou ao tomar medicamentos anticoagulantes. Também é aconselhável não tomar alho com outras plantas anticoagulantes, como ginkgo, ginseng, eleutherococcus, salgueiro branco. Se você sofre de alguma doença metabólica ou sanguínea, portanto, consulte seu médico antes de consumir mais de um dente de alho por dia.

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