Danos do açúcar: o que mais você precisa saber

0

Há cerca de 160 anos o açúcar foi trazido pela primeira vez para a Europa, no entanto, o prazer custava muito dinheiro, o açúcar era vendido exclusivamente em farmácias e literalmente “valia o seu peso em ouro”. Os plebeus não tinham dinheiro para comprar açúcar, talvez seja por isso que havia mais pessoas saudáveis ​​naquela época …

Hoje o açúcar não é uma iguaria à disposição da elite, mas um alimento do dia a dia, que também é muito prejudicial. Mesmo desconsiderando o fato de o açúcar não ser consumido na sua forma pura, por ser na maioria das vezes um aditivo de vários pratos, esse produto prejudica o nosso corpo, o que é difícil superestimar. Inicialmente, a cana-de-açúcar era utilizada como matéria-prima para a produção, já que seu caule contém uma grande quantidade de sucos doces. Posteriormente, a beterraba sacarina também se equiparou à cana, hoje cerca de 40% do açúcar é obtido dela (a cana-de-açúcar é utilizada para obter os 60% restantes). O açúcar contém sacarose pura, penetrando no corpo, se divide e obtemos uma dose de carga de frutose e glicose. Esses dois elementos são absorvidos em minutos, portanto, por um lado, o açúcar é uma grande fonte de energia. Aqui, talvez tudo o que possa ser dito positivamente sobre o açúcar. É sabido que este produto é apenas um carboidrato altamente refinado e de fácil digestão, principalmente quando se trata de açúcar refinado. O açúcar não tem valor biológico em si, nada além de calorias – 100 g / 380 kcal – impressionante, não é?

Os danos do açúcar ao corpo humano

Se uma pessoa deseja trazer todos os processos de seu corpo de volta ao normal, ela deve antes de tudo pensar no sistema de nutrição correto, que excluirá quase completamente o uso de açúcar. A motivação para desistir do açúcar para algumas pessoas, principalmente mulheres, é o fato de que a abundância de calorias altera muito a figura para pior. No entanto, o dano do açúcar ao corpo reside no fato de que este produto:

  • Ajuda a reduzir as funções protetoras do corpo (quase 20 vezes);
  • Causa várias doenças fúngicas;
  • Inicia o processo de destruição dos rins;
  • Provoca o desenvolvimento da oncologia;
  • Destrói o sistema cardiovascular;
  • Promove saltos bruscos nos níveis de glicose / insulina;
  • Causa diabetes;
  • Promove o início do processo de obesidade;
  • Em mulheres grávidas, causa intoxicação;
  • Promove uma sensação de falsa fome;
  • Retarda o processo de digestão;
  • A absorção de nutrientes / minerais / proteínas pelo corpo é interrompida;
  • O corpo começa a sofrer de deficiência de cromo;
  • Ajuda a reduzir a absorção de cálcio / magnésio pelo organismo;
  • Contribui para que o corpo deixe de receber vitaminas B;
  • Promove o desenvolvimento de úlcera péptica;
  • Provoca o aparecimento e desenvolvimento de artrite;
  • Leva ao fato de que uma pessoa começa a ter mudanças de humor abruptas e irracionais;
  • Em crianças, causa um aumento nos níveis de adrenalina;
  • Concede que a pessoa se torna excessivamente excitável;
  • Promove irritação e excitação;
  • Promove estresse e tensão;
  • Contribui para o esgotamento das reservas de energia;
  • Reduz o nível de concentração;
  • Reduz a qualidade da visão;
  • Provoca o desenvolvimento de cáries;
  • Leva ao início do envelhecimento precoce e ao aparecimento de rugas;
  • Piora acentuadamente a condição dos dentes, pele e cabelo;
  • Contribui para a ruptura da estrutura do DNA.

Esta lista de efeitos nocivos do açúcar pode ser mantida por um longo tempo, e todos eles foram confirmados no processo de pesquisa médica.

E, ao mesmo tempo, usamos o açúcar não porque realmente seja uma necessidade do nosso corpo, porque, como já foi dito, o açúcar não contém quaisquer minerais ou vitaminas, mas por causa do nosso próprio desejo de comer deliciosamente. A situação é agravada pelo fato de essa substância estar presente na maioria dos produtos que se encontram nas gôndolas. Assim, uma pessoa, de uma forma ou de outra, queira ou não, usa açúcar. Segundo as estatísticas, cerca de 150 g de açúcar entram no corpo dos nossos compatriotas todos os dias. Portanto, em sete dias consumimos cerca de um (!) Quilograma de um produto nocivo. Enquanto a Organização Mundial de Saúde divulgou o valor diário do açúcar, e é apenas cerca de sete colheres de chá (30 g). E mesmo se você seguir estritamente esta norma,

Danos do açúcar para os homens

 O açúcar é especialmente prejudicial para os homens que recusam deliberadamente um estilo de vida ativo. Nesse caso, consumir quantidades excessivas de açúcar aumenta o número de lipídios nocivos no sangue. Níveis excessivos de lipídios levam inevitavelmente ao desenvolvimento de aterosclerose, resultando em dano vascular. Para os homens, isso acarreta uma diminuição da potência, uma vez que a disfunção eretal é consequência da insuficiência das artérias. Além disso, os homens têm maior probabilidade do que as mulheres de sofrer infarto do miocárdio, derrames e trombose.

Livros sobre os perigos do açúcar

Hoje, quando um estilo de vida saudável entrou na moda e muitos métodos de alimentação saudável foram desenvolvidos, apareceu um número bastante grande de publicações impressas sobre os perigos do açúcar. Alguns deles são realmente dignos de nota:

  1. “Estamos todos a um passo do diabetes. Pare os desejos prejudiciais do açúcar e previna o desenvolvimento de diabetes tipo 2 “ , por Reginald Allouche. O livro descreve as razões pelas quais, involuntariamente, nos tornamos reféns do açúcar. Ao mesmo tempo, o autor fala sobre duas pandemias: pré-diabetes e diabetes tipo 2. O autor exorta seus leitores a estarem mais atentos a esse problema, pois na fase do pré-diabetes a situação pode ser alterada, mas na fase do diabetes tipo 2 a natureza dos processos é irreversível. O livro também oferece um teste, após o qual o leitor poderá compreender em que estágio se encontra, o que significa que terá a oportunidade de tomar medidas oportunas para embarcar no caminho da cura;
  2. “Alimentação saudável sem açúcar” , autora: Irina Anatolyevna Rodionova. Nesta publicação, o autor descreve em detalhes os malefícios de consumir açúcar e nos oferece muitas receitas de pratos saborosos e saudáveis ​​que podem não só substituir os prazeres doces, mas também ajudar a remover o açúcar do corpo;
  3. “Sugar Trap. Recupere a saúde de fabricantes de doces insidiosos e supere os desejos doentios por junk food em apenas 10 dias “, por M. Hayman. Aqui o autor nos conta como nós, sem perceber, caímos sob a influência do açúcar. Mas sua ação é semelhante à ação de substâncias narcóticas, que nos destroem por dentro. Existem também maneiras de evitar cair no anzol “doce”;
  4. “Sem açúcar. Um programa comprovado e com base científica para se livrar dos doces em sua dieta “, por Jacob Teitelbaum e Christl Fiedler. A publicação apresenta um programa que pode nos ensinar a viver sem doces e ao mesmo tempo a não sentir constantes insatisfações com a alimentação. Ao mesmo tempo, os leitores não têm motivos para não confiar nos autores desta publicação, uma vez que são médicos qualificados com muitos anos de experiência na prática;
  5. “O açúcar é uma doce tentação. Informações importantes sobre a saúde sobre o açúcar e conselhos práticos sobre seu uso “, por F. Binder. O título do livro fala por si, aqui está um programa que consiste em sete etapas, após as quais aprenderemos como usar este produto corretamente;
  6. ” Sugar” , autor: M. Kanovskaya. O objetivo deste livro é dissipar nossos julgamentos errôneos de que comemos doces, porque nosso corpo “exige” isso.

Depois de ler atentamente pelo menos um dos livros acima, chegaremos ao entendimento de que a vida sem açúcar é real, e todo nosso raciocínio de que em pequenas doses o doce é útil nada mais é do que uma desculpa para nossa própria fraqueza.

Como substituir o açúcar sem prejudicar a saúde

Os malefícios do açúcar para a saúde são um fato cientificamente comprovado, e não é segredo para ninguém que para se manter jovem, magro, bonito e ao mesmo tempo se sentir bem, o açúcar deve ser abandonado. No entanto, é quase impossível parar de beber chá doce, parar de beber bolos, sorvetes e assim por diante. Para tornar mais fácil para você, o açúcar pode ser substituído:

  • Uma variedade de frutas doces;
  • Mel;
  • Frutas e frutas secas.

Esses produtos alimentícios não só substituirão seu açúcar usual, mas saturarão seu corpo com elementos úteis: minerais, vitaminas, fibras.

Mas e os apreciadores de pastelaria e pratos multicomponentes? Para resolver tal problema não é tão difícil, basta dar preferência:

  • Extratos de baunilha;
  • Açúcar mascavo;
  • Essências.

No entanto, deve-se ter em mente que as substâncias acima são estritamente proibidas para uso por pessoas que sofrem de diabetes. Mas um gourmet saudável nunca saberá a diferença entre um bolo feito com essência e um bolo feito com a adição do açúcar de costume! Os amantes do chá também têm uma seleção bastante grande de substâncias que são consideradas um substituto completo do açúcar em termos de sabor:

  • Mel;
  • Frutose;
  • Stevia;
  • Sacarina.

Naturalmente, beber chá com biscoitos, bolos e outros doces é estritamente proibido, substitua-os por frutas desidratadas ou uma barra de granola, já que existe um grande sortimento em lojas e farmácias.

No entanto, mesmo que você possa se gabar de grande força de vontade e seja capaz de desistir completamente do açúcar em um minuto, isso não pode ser feito. Tal medida extrema causará enormes danos ao corpo e o bem-estar, apatia, cansaço, irritabilidade estão garantidos para você. Além disso, o corpo perderá grandes quantidades de glicose. É por isso que, mesmo apesar dos comprovados danos do açúcar para os humanos, ele não deve ser eliminado, mas substituído! Mesmo diabéticos insulínicos devem aderir a este princípio. O melhor “sucedâneo” do açúcar é a frutose, porém, seu consumo deve ser reduzido à norma – 40 g / dia.

Concluindo, é possível afirmar com certeza que o açúcar puro em grandes quantidades é nocivo. Você precisa se acostumar com isso você mesmo e desde a infância para ensinar seus filhos para que eles cresçam saudáveis ​​e no futuro não tenham que lutar consigo mesmos e desistir de doces. Além disso, você pode encontrar uma alternativa válida ao açúcar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui