Quer algo doce? 5 maneiras fáceis de parar os desejos de açúcar

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Está cientificamente comprovado que o açúcar age no cérebro da mesma forma que a cocaína. Isso é provado pela comparação de imagens da atividade cerebral após consumir açúcar e cocaína. E apesar de o efeito narcótico da cocaína em termos de impacto na mente ser mais forte, o vício em açúcar se forma ainda mais rápido e mantém a pessoa muito mais forte. Por que temos tanta fome de doces? Como me livro disto? O que está faltando no corpo?

  • Por que você deseja doces: motivos comuns
  • O que falta no corpo se você quiser algo doce?
  • 5 técnicas simples para parar os desejos de açúcar
  • As melhores alternativas para doces e alimentos ricos em amido

Freqüentemente, o problema dos desejos por açúcar não está na esfera física, mas na esfera mental. Que emoções e sensações faltam com a ajuda dos doces? Vamos examinar mais de perto esses e outros problemas a seguir.

Por que você deseja doces: motivos comuns

O principal problema com o açúcar é que somos ensinados a fazer doces desde a infância. Alguns pais constroem com base nisso todo um método de educação. Como recompensa, tratam a criança com doces, como castigo, privam-na dessa alegria. E tudo ficaria bem, mas isso forma um modelo destrutivo de comportamento na psique da criança. Mesmo na idade adulta, consegue implantar constantemente esse modelo de comportamento, motivando-se principalmente com o uso de doces.

É por isso que muitas pessoas comem doces durante algumas situações difíceis de estresse: isso permite que você volte à infância, novamente se sentir feliz, protegido e alegre. Mas isso é um engano, a doçura é um substituto da felicidade .

Assim, o desejo por doces é formado na infância. O forte desejo por doces é na maioria das vezes devido a razões psicológicas. Em primeiro lugar, como mencionado acima, esse modelo de comportamento é projetado desde a infância. Em segundo lugar, o sabor doce é responsável pela emoção da alegria. E se não houver felicidade e alegria suficientes na vida, a pessoa se estimula constantemente com doçura.

Como se livrar dos desejos de açúcar?

Observe que os doces são consumidos com mais frequência à noite ou à noite, é a essa hora do dia que a pessoa sente a melancolia, a solidão, pensamentos obsessivos desagradáveis ​​se apoderando dela. E a raiz do problema geralmente está precisamente nisso – as razões para o desejo por doces residem na psicossomática. Uma pessoa realmente deseja doces quando falta felicidade em sua vida.

Outras razões são fisiológicas. Por natureza, o sabor doce ativa a liberação de dopamina . O fato é que frutas doces são um alimento saudável para nós, e a doçura é um sinal de que a fruta está madura. E a natureza concebeu um sistema de reforço motivacional para que nosso cérebro responda com a liberação de dopamina a um aumento de açúcar no sangue. E tudo ficaria bem, mas com o advento dos doces artificiais, esse se tornou o motivo de um verdadeiro vício do açúcar .

Por que você sempre quer doces?

Quase todas as drogas agem de acordo com este princípio: elas provocam uma liberação inadequadamente alta de dopamina na corrente sanguínea e isso causa uma sensação de euforia. O açúcar não é exceção. E, assim como com todas as drogas, há um problema – a tolerância do corpo para doces está crescendo gradualmente:

O corpo começa a responder à dose usual de doce com menor liberação de dopamina, o que leva à necessidade de aumentar constantemente a dosagem .

O fato é que a liberação de dopamina dá uma sensação de alegria e euforia, mas sua concentração no plasma sanguíneo diminui rapidamente e isso obriga a pessoa a comer doces novamente para voltar ao estado de felicidade anterior. Ao mesmo tempo, a tolerância do corpo está crescendo e se a princípio é um doce para o café da manhã, depois já são três balas, cinco e assim por diante.

Ao mesmo tempo, a frequência de ingestão de doces também aumenta – os períodos de euforia estão se tornando cada vez mais curtos, e isso força a pessoa a comer doces cada vez mais. Assim, existem apenas duas razões pelas quais você deseja doces – dependência psicológica ou fisiológica, mas na maioria das vezes eles reforçam um ao outro.

Há outra razão pela qual você deseja doces: esta é a presença de parasitas no corpo. O açúcar é um excelente alimento para diversos parasitas do corpo humano, e já está comprovado que os parasitas podem, ao secretar certos componentes químicos, afetar o cérebro do hospedeiro, forçando-o a fazer o que ele precisa. O mesmo ocorre com o açúcar: se os parasitas não tiverem nutrição suficiente, eles liberarão certos produtos químicos que sinalizarão ao cérebro que o corpo precisa de açúcar. Mas o açúcar, neste caso, não é necessário para o corpo, mas sim para os parasitas.

O que falta no corpo se você quiser algo doce?

Que vitaminas faltam se você quiser algo doce? Existe outro segredo por que uma pessoa é constantemente atraída por doces.

O desejo por doces pode ser um sinal de falta de cromo.

Este elemento químico garante níveis normais de glicose no sangue. E aqui há um círculo vicioso: se faltar cromo no corpo, isso pode se tornar um dos motivos do desejo por doces, e se começarmos a comer doces, isso provoca a lixiviação do cromo do corpo e o problema só piora.

Quanto menos cromo, mais forte é o desejo por doces; quanto mais doces na dieta, menos cromo. E então o problema só vai piorar. Portanto, é bem possível que você queira algo doce por falta de cromo.

Então, o que você precisa comer quando quer algo doce? Os dois principais alimentos ricos em cromo são o brócolis e a beterraba, de preferência crus, pois o cozimento reduz o valor nutricional dos alimentos. Não é recomendado incluir na dieta vários suplementos dietéticos para saturar o corpo com cromo – em todos esses suplementos, todas as vitaminas são sintetizadas artificialmente e na maioria das vezes não são absorvidas pelo corpo. Assim, o cromo pode livrar-se do desejo por doces se o motivo do vício em açúcar for precisamente a falta de cromo.

Como se livrar da compulsão por açúcar

Como já descobrimos, pode haver muitas razões pelas quais você pode querer constantemente doces. E é melhor fazer uma abordagem abrangente da questão da libertação do vício do açúcar. Descobrimos porque você realmente quer doces: ou é um padrão de comportamento inerente à infância, ou uma falta de felicidade e alegria (como opção, uma tentativa de aliviar o estresse), ou uma dependência puramente fisiológica, baseada no princípio da liberação de dopamina, ou devido à falta de cromo ou à presença de parasitas no organismo. Um desejo crescente por doces ocorre por um desses motivos, ou por alguns de uma vez.

E, portanto, também existem muitos métodos de trabalhar com essa dependência.

5 técnicas simples para parar os desejos de açúcar

Vamos começar em ordem. Se a razão para esse vício reside na infância e o desejo por doces é o princípio de se motivar para a ação – tente reconsiderar suas metas e objetivos .

Se o que você está fazendo não o inspira, você pode não querer se estimular com uma queda por doces, mas simplesmente encontrar uma atividade que seja adequada para você.

Os desejos de doces por falta de alegria resolvem-se procurando novos hobbies e novamente buscando inspiração naquilo que lhe interessa.

1. Hatha ioga ou atividade física

Se o desejo constante por doces é devido ao hábito de aliviar o estresse dessa forma, você pode encontrar maneiras alternativas de fazer isso – atividade física, hatha ioga , meditação e outras técnicas. Em geral, a atividade física é a melhor maneira de se distrair de uma situação estressante. Portanto, se possível, você pode simplesmente limpar o apartamento e sua alma se sentirá melhor imediatamente.

2. Meditação analítica

Outra forma é a meditação analítica . Se um desejo irresistível por doces tiver surgido, você não deve sucumbir imediatamente a ele ou, pelo contrário, dominá-lo com um esforço de vontade – apenas medite sobre o seu desejo. Faça perguntas a si mesmo:

  • Eu realmente quero isso?
  • Eu realmente preciso disso agora?
  • Isso resolverá meu problema?
  • Será mais fácil para mim?

Quando começamos a raciocinar logicamente sobre coisas ilógicas, fica mais fácil superar os vícios. Porque o vício é sempre algo irracional e nenhum vício tolera uma abordagem racional a sangue-frio.

3. Alimentos ricos em cromo

Para eliminar a dependência física de doces, você precisa tentar introduzir na dieta alimentos ricos em cromo: beterraba, brócolis, etc., e o mesmo chocolate e outros doces podem ser substituídos por produtos naturais: alfarroba , frutas , tâmaras, passas, doces de frutas e assim por diante. … Aliás, você pode fazer um excelente chocolate caseiro de alfarroba , saboroso e saudável. 

4. A prática de limpeza

Como dissemos acima, acontece que o corpo quer doces quando há parasitas no corpo – são eles que enviam sinais ao cérebro de que ele precisa comer doces. Aqui, a prática pode ajudar a limpar o corpo , como Shankha-prakshalana que limpa os intestinos de todos os parasitas. Se necessário, você pode fazer esta prática várias vezes com um intervalo de duas a três semanas.

O principal é não voltar aos doces após a limpeza, para não voltar a formar a microflora patogênica. Observe que existem contra-indicações para esta prática e, via de regra, deve ser realizada sob a orientação de um mentor experiente para não prejudicar o seu corpo.

5. Pratique o jejum

Outra forma de purificação (física e mental) é o jejum . Você não deve se conduzir imediatamente a severas austeridades; você pode começar com um ou dois dias de jejum. Como regra, após o jejum, o desejo por alimentos não saudáveis ​​diminui. Embora aconteça ao contrário, puxamos o “pêndulo” em uma direção, depois ele voa na outra, e passamos a querer ainda mais doces. Portanto, uma técnica diferente é adequada para todos.

É quase indolor desistir de doces prejudiciais: você só precisa substituí-los por alimentos doces naturais saudáveis. Idealmente, podem ser frutas, que podem se tornar uma sobremesa completa, ou algumas receitas para uma alimentação saudável: balas de alfarroba , vários doces de tâmaras e outros.

Halva crua é uma ótima maneira de substituir doces prejudiciais. Simplesmente triture as sementes de girassol embebidas no liquidificador, misture com mel e óleo de coco e deixe na geladeira durante a noite. E uma doçura tão saudável será um excelente substituto para os produtos prejudiciais usuais. Vamos considerar as várias opções para substituir doces em mais detalhes.

Diga NÃO para quem gosta de doces.  Por que você quer doces?

As melhores alternativas para doces e alimentos ricos em amido

Todos sabem que o açúcar e a farinha branca estão entre os primeiros no ranking de produtos nocivos à saúde humana. E de uma forma estranha, o desejo por doces quase sempre é acompanhado pelo desejo por alimentos à base de farinha refinada. Como resultado, o vício em tais alimentos se torna tão forte que se torna quase impossível superá-lo, se você não usar uma abordagem gentil – substituindo doces prejudiciais por outros úteis.

Então, o que mais você pode substituir os alimentos doces e ricos em amido? Vamos dar uma olhada nas melhores alternativas para doces:

  • Nós trocamos açúcar por mel
  • Em vez de doces – frutas secas
  • Substitua o chocolate ao leite por preto
  • Marshmallow, marmelada e geleia em vez de bolo
  • Alternativas de fígado – biscoitos de aveia e nozes
  • Substitua os sucos comprados por smoothies e frutas frescas

Agora você sabe como substituir alimentos doces e ricos em amido por alimentos mais saudáveis ​​e deliciosos. Existem muitas receitas que oferecem uma alternativa completa aos doces prejudiciais. Mas o mais importante é buscar a felicidade dentro de si, para que não haja necessidade de usar seus vários substitutos.

Tenha uma transição fácil e agradável para uma alimentação saudável!

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