Quinoa: benefícios e desvantagens para a saúde

A quinoa é uma pequena semente impulsionada há alguns anos para o posto de superalimento devido às suas muitas qualidades nutricionais.

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A quinoa é uma pequena semente impulsionada há alguns anos para o posto de superalimento devido às suas muitas qualidades nutricionais. Benefícios para a saúde, calorias, emagrecimento … Concentre-se no que apelidamos de “arroz dos Incas”.

O que é quinoa?

Sob seus ares de cereal, a quinua é na verdade um vegetal da família chenopodiacea (vegetais folhosos), um primo da beterraba e do espinafre. Mas é sua semente de pérola que é usada na culinária, onde se presta às mesmas receitas do arroz ou do trigo. Esta planta sagrada que os Incas chamam de ” semente-mãe ” leva o nome do Quechua (língua falada pelos Incas). Suas primeiras culturas datam de quase 7.000 anos nos Andes da América do Sul. Existem duas variedades de quinoa: branca (ou loira) e vermelha .

Quais são os benefícios da quinoa para a saúde?

A quinoa tem aproximadamente o mesmo valor calórico dos cereais (arroz, macarrão, semolina, etc.), mas se distingue por sua composição nutricional.

Muito mais rica em proteínas do que macarrão e arroz, a quinoa é valiosa para pessoas que limitam ou mesmo eliminam alimentos à base de carne (carne, peixe, etc.). Vegetarianos, veganos e até mesmo flexitarianos terão, portanto, todo o interesse em incluir quinua no cardápio para complementar sua ingestão de proteínas. Outra vantagem desta pequena semente: contém todos os aminoácidos essenciais para a adequada assimilação das suas proteínas, ao contrário de outros cereais e vegetais.

Duas vezes mais rica em fibras que a massa e três vezes mais que o arroz, a quinoa é boa para o trânsito , mas também é valiosa na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer.

Finalmente, a quinoa é muito mais rica em minerais e oligoelementos, especialmente ferro, manganês, cobre e potássio, do que a maioria dos outros grãos.

Quantas calorias tem a quinoa?

Uma porção de 100g de quinua crua fornece 380 calorias. Cozido, ele incha em água e triplica de volume, seu valor calórico passa a ser de 116 calorias por 100g.

Valores nutricionais

NUTRIENTESQUINOA COZIDA EM ÁGUA, SEM SAL: CONTEÚDO POR 100 G
Proteína4,1 g
Carboidratos18,8 g
– com açucar0,87 g
– de que amido17,6 g
Fibra dietética2,8 g
Lipídios1,92 g
– do qual colesterol0,0 mg
– dos quais satura0,23 g
– dos quais ácidos graxos monoinsaturados0,53 g
– dos quais ácidos graxos poliinsaturados1,08 g
Água71,6 g

Contém glúten?

O glúten é uma fração proteica presente no trigo (farinha, massa, sêmola, pão, etc.) mas também na cevada, na espelta e na aveia que pode ser causa de distúrbios digestivos, intolerâncias. ou alergia. A quinoa, por outro lado, é naturalmente sem glúten , o que contribuiu amplamente para sua popularidade repentina quando a dieta sem glúten explodiu no início dos anos 2010.

Quinoa e perda de peso

Alimentos ricos em amido têm um lugar de escolha nas dietas de emagrecimento porque são ricos em carboidratos complexos e pobres em lipídios (gorduras). Isso é ainda mais verdadeiro para a quinoa, que também é rica em proteínas de excelente qualidade e também em fibras.

Suas proteínas trazem ainda mais saciedade e ajudam a combater a perda de massa muscular muitas vezes associada à perda de peso.

Suas fibras prendem, durante a digestão, parte do açúcar e da gordura da refeição e limitam sua absorção.

Por fim, a quinoa é um dos alimentos ricos em amido com baixo índice glicêmico , uma verdadeira garantia de emagrecimento. Seu consumo não perturba os níveis de açúcar no sangue e não causa pico de insulina, hormônio que promove o armazenamento de gordura.

Quando evitar?

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A quinoa é coberta por uma fina camada de saponina, que pode lhe dar um sabor ligeiramente amargo. A saponina pode ser prejudicial para alguns animais e insetos, mas não para humanos adultos. Por outro lado, permanece uma dúvida para as crianças muito pequenas com sistema digestivo imaturo, pelo que se recomenda, como medida de segurança, não introduzi-lo na alimentação antes dos dois anos. Grande parte dessa saponina pode ser removida enxaguando a quinua com bastante água antes de cozinhar.

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