2 polêmicas de “Um lugar ao sol”
Você é noveleiro(a) de plantão? Se sim, provavelmente, está acompanhando os capítulos da novela da Globo “Um lugar ao sol” que está repleta de polêmicas.
“Ah, Pri, são as polêmicas que dão audiência”.
Pois é, eu concordo que as polêmicas geram esse aumento de audiência, assim como acontece nos realities shows, como o próprio BBB que, aliás, está para começar.
Mas, voltando ao assunto da novela global, muitas são as polêmicas envolvidas e é preciso dizer que tudo que se passa na novela acontece na realidade e precisamos debater para tentar mudar a atitude e o posicionamento de algumas pessoas com relação a diversos pontos.
Quais polêmicas a novela aborda?
São muitas! E é bem provável que eu não liste todas, mas vamos lá:
- a relação da separação de gêmeos;
- mentiras e farsas para elevar um padrão de vida;
- imaturidade e mimos na fase adulta;
- competência de quem tem síndrome de down;
- falcatruas em empresas;
- relacionamento entre pessoas de idades bem diferentes;
- gravidez de risco/fertilização;
- envolvimento de pessoas do mesmo sexo;
- vida versus morte;
- machismo;
- traição;
- gordofobia;
- alcoolismo e muitas outras.
Infelizmente, essas são algumas pautas e que precisam ser discutidas para melhorarmos nossa sociedade. Dito isso, vou escolher 2 delas para proporcionar uma reflexão a você, leitor aqui do Click Bahia.
Polêmica 1 – Gordofobia
Na trama, a personagem Nicole (Ana Baird) é filha de Santiago (José de Abreu), um empresário bem-sucedido e que tem mais duas filhas. Dentre as três, Nicole é a única que “foge” o biotipo do “padrão de beleza”, ou seja, a magreza.
Nicole atribui o “ser gorda” à ausência de afeto que teve ao longo de sua infância. Verdade ou não, é algo que a personagem sofre, descontando na comida.
O mais interessante nesse ponto é que a gordofobia é justamente quando alguém, geralmente magro (não é regra), despreza uma pessoa por ser gorda, tratando de forma inferior. Só que na novela, para agravar a polêmica, é uma gorda com preconceito dos próprios gordos.
Essa aversão acontece e é muito comum, visto que nossa sociedade possui diversos “padrões” enraizados e esse do corpo é “apenas” um deles e que não é nada legal.
Trazendo uma reflexão sobre essa polêmica, é importante que haja uma aceitação das pessoas, independente do seu corpo. Além disso, não é ser “magra ou gorda” que vai mudar a sua essência e, principalmente, a sua índole.
O importante aqui é cada qual se aceitar como é e, caso não aceite, buscar formas de trabalhar isso, seja buscando ajuda nutricional ou mesmo de um psicólogo para viver bem, porque isso que importa!
Polêmica 2 – Síndrome de down
Muito se fala sobre a capacidade de quem tem síndrome de down, porém, na prática, nas novelas mesmo, não vemos com tanta frequência.
Em “um lugar ao sol”, a Mel (Samanta Quadro) filha de Paco (Otávio Müller) na novela é down. Ela e o pai mostram possibilidades e até mesmo um projeto de como eles podem sim morar sozinhos, inclusive.
Um assunto em que se vê muito protecionismo dos pais aos filhos, nota-se uma evolução na busca pelo incentivo da independência deles, o que é muito bom, pois quem tem síndrome de down tem muita capacidade, sim.
É tanto que a Samanta é youtuber e influenciadora digital fora dos bastidores. Então, vale a pena refletir sobre essa causa do ponto de vista da superação, das possibilidades e não do vitimismo que não os pertence.
Muitas polêmicas e reflexões por aí?
Espero que sim, pois as novelas, além de entreter, elas trazem pautas da sociedade e que servem para mostrar a realidade. Então, vamos buscar a reflexão em busca de mudanças. Combinado?