38% dos Brasileiros estão desempregados há um ano ou mais, diz pesquisa
Segundo dados da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, elaborada pela Catho, um número considerável de brasileiros está procurando emprego há mais de um ano sem conseguir encontrar vagas fixas, com registro em carteira.
Das 8.114 pessoas de todo o país que participaram da pesquisa, 68% dos respondentes alegaram não estar exercendo nenhuma atividade remunerada. Dentro desse grupo, 38% estão desempregados há um ano ou mais e 16,2% alegam estar sem emprego há mais de dois anos. Dentre eles, quase metade (48,3%) foi demitido da última empresa que trabalhava, enquanto 14,3% pediram demissão.
Remuneração baixa faz brasileiro recusar ofertas
A pesquisa mostra também que vagas com salários muito baixos são rejeitadas pelos desempregados. Para 44,1% a nova proposta de emprego foi recusada pela remuneração insuficiente e a segunda razão foi a localização da empresa ser muito longe de casa (22,8%).
“Os dados da pesquisa revelam que existem muitas pessoas sem emprego há muito tempo e muitas delas já até recusaram propostas por não serem compatíveis com o que elas desejam, o que mostra que o brasileiro está buscando qualidade de vida também no ambiente de trabalho”, declara Christiana Mello, CGO-H da Catho.
Onde procurar emprego
Catho é um site de emprego que desde o ano passado não cobra mais dos trabalhadores para cadastrar o currículo. No começo do ano a empresa contava com mais de 320 mil oportunidades de trabalho para todo o país, em diversos setores.