4 dicas para economizar dinheiro
Se guardar dinheiro é uma dificuldade para você, então, continue a ler esse conteúdo, pois trarei 4 dicas para economizar dinheiro! Siiim, você está a salvo e poderá realizar muitas coisas, SE assim desejar e economizar, é claro.
E essas dicas por quê? Porque com certeza você é uma pessoa que possui muitos sonhos e, a depender deles, você precisa sim ter uma boa retaguarda, afinal de contas, sabemos que ter uma casa ou um carro exige que poupemos.
Mas saiba que tudo é possível, uma vez que você aprenda a economizar e usar melhor seu dinheiro. Preparado(a)? Então, vamos às dicas.
Começar é difícil, mas economizar é possível!
A primeira dica que eu quero te passar, eu aprendi com um excelente contador e me ajuda muito, então vou compartilhar com você também que é: anotar todos os seus gastos!
Sabe aquele lanche que você comprou no caminho do trabalho? Ou quem sabe aquelas balinhas que comprou no metrô para ajudar alguém? Então, isso tudo precisa ser anotado, afinal, são custos e no fim do mês faz uma grande diferença.
Então, comece a anotar e veja o quanto acaba gastando com essas compras “sem compromisso”. Para isso, você pode usar uma planilha do Excel ou o próprio bloco de notas. Se preferir, você pode usar algum app de sua preferência também, desde que anote tudo.
Faça isso durante um mês e ao término, analise seus gastos. Você certamente vai se surpreender!
Curioso(a) para a segunda dica? Então, vamos lá!
Agora que você já tem ciência do que está gastando, foque nos gastos que envolvem alimentação e você pode se surpreender pela segunda vez.
Isso acontece porque muita gente, seja pelo cansaço do dia a dia ou mesmo pela praticidade, opta por comer em restaurantes ou pedir comida (delivery).
Uma vez e outra, tudo bem, é até um agrado que faz a você mesmo. Mas, a longo prazo, além de comprometer a sua saúde, por, de repente, não ser algo tão saudável, você compromete o seu orçamento.
Você pode fazer um teste: compre seus alimentos no mercado e prepare sua alimentação. Você terá um investimento de tempo, mas terá algo mais saudável e bem provavelmente, algo mais rentável para você.
A terceira dica pode ser relutante, mas é preciso!
Sabe o famoso “pé de meia”? Então, todos nós precisamos ter, justamente por não saber o dia de amanhã. E não é só prevendo algo negativo, não. Nunca se sabe se amanhã você vai querer se presentear com uma super viagem e precisa ter esse dinheiro guardado.
Por isso, ao receber o seu salário, veja quanto você pode separar dele, independente do quanto (50, 100, 500), mas reserve. Você pode fazer algum tipo de aplicação para não mexer ou simplesmente colocar em uma conta poupança.
O ponto é: separe essa quantia e não mexa. Se conseguir fazer isso todos os meses, verá o quanto consegue guardar durante o ano. Isso pode te dar um UP.
Agora, me diz uma coisa: você pesquisa preço?
Olha, se você não faz isso, preciso te dizer que esse é um ponto em que perde muito dinheiro! Então, anote e aplique essa quarta dica que é de extrema importância.
Veja, por exemplo, algo simples: compras no mercado. De um lugar para o outro, a mudança de preço pode ser bem significativa. Então, esteja sempre atento(a) as promoções para que seu dinheiro renda mais.
Dependendo do que for comprar, procure em sites de comparação de preço, isso pode economizar seu tempo e seu dinheiro.
Seja sincero(a), você usa alguma dessas dicas?
Se a resposta foi NÃO, eu te aconselho a usá-las, pois fará uma enorme diferença na vida financeira. Aliás, como dica extra para quando estiver bem centrado(a), ao sobrar algum dinheiro, guarde!
Isso vai gerando maior consciência em você e aos poucos se tornará um hábito, facilitando suas formas de economizar dinheiro.
E aí, gostou das dicas?