4 dicas valiosas para se posicionar no Instagram
Uma das coisas que a pandemia acelerou foi o mercado digital, quando pouco era falado sobre posicionamento de marca no Instagram, aqui no Brasil. O fato é que, cedo ou tarde, esse “boom” surgiria.
Infelizmente, com a chegada repentina do vírus, muitas empresas foram pegas de surpresa e acabaram perdendo seus negócios, justamente, por não estarem nos meios digitais, como o Instagram.
“Mas, Pri, você fala só de estar no Instagram?”
Não necessariamente! Hoje em dia, as redes sociais ajudam e muito no posicionamento de uma marca, independentemente do tamanho da empresa e o Instagram é uma das mais “queridinhas”.
E sabe o melhor? É de graça! Basta criar a sua conta e começar a interagir com seus clientes e futuros. Legal, não é mesmo? Além disso, dependendo do que vende, você amplia facilmente seu negócio a nível Brasil e até mesmo, mundo!
Mas, devo alertar que nem tudo é assim tão simples ou fácil e por isso, hoje, vou trazer 4 dicas valiosas para sua empresa melhorar o posicionamento no Instagram. Vem comigo!
Bom, se você não tem uma conta ainda na rede, é hora de criar! E já anota a primeira dica que é bem importante: seu nome de usuário.
Sabe o famoso @ (arroba) ou então, o link que vai aparecer, por exemplo, www.instagram.com/nomeescolhido? Então, é bem importante que você escolha um nome disponível e de fácil busca.
“Como assim, Pri? Me explica?”
Claaaro! É pra já! Quanto mais simples for o nome escolhido, ou seja, evitando pontuações, números e até mesmo nomes em inglês, melhor para te encontrarem nas buscas.
Com a dica 1 anotada, conta criada e nome de usuário bem escolhido, podemos partir para a segunda dica que é definir a sua biografia, mais conhecida como a BIO do Instagram.
Nela, escreva da forma mais simples possível, o que você faz e para quem faz. Veja esse exemplo: Nutricionista há 20 anos, cuidando de crianças celíacas. Para completar, você pode usar algo que te traga autoridade, como: mais de 200 pacientes.
Ainda nesse ponto, você tem a chance de indicar o endereço do seu site ou mesmo algum canal de contato, como o seu WhatsApp, personalizando o link.
Na sequência, a terceira dica bem importante são os seus destaques! Siiim, aquelas bolinhas que aparecem e são bem importantes para te ajudar a se posicionar e a vender mais também.
O que eu aconselho colocar nos seus destaques:
1) Comece Aqui: um lugar em que você se apresenta, fala de você, da sua marca, qual seu propósito, quais tipos de conteúdos as pessoas terão nesse perfil e por aí vai. Pode ser em imagem ou em vídeo que é até mais interessante.
2) Serviços/Produtos: você pode dar destaque aos seus principais serviços ou produtos. Algumas pessoas colocam cardápio, preços e isso fica a seu critério.
3) Clientes: um espaço para colocar os feedbacks, ou seja, o que os clientes falam sobre sua marca. Isso te ajuda e muito a vender.
4) Contatos: você pode deixar claro todos os canais de contato com você, seja pelo WhatsApp, pelo direct, por e-mail, algum formulário, enfim.
Trabalhoso, mas não é difícil, né?
E, então, chegamos ao seu feed, o lugar onde muitos chamam de vitrine. Porém, quero te lembrar que o Instagram é uma rede social, portanto, postar somente foto de produto como se fosse folheto de mercado, não é nada legal.
A quarta dica é: use com sabedoria essa vitrine do Instagram, postando, sim, seus produtos/serviços, mas também, fale da história da sua marca, coloque depoimento de cliente, mostre a transformação do seu trabalho, divirta as pessoas, dentro do seu perfil.
Agora é contigo! Mãos à obra e comece a posicionar melhor sua empresa no digital, a partir dessas valiosas dicas e, claro, não deixe de comentar o que achou desse conteúdo.