6 dicas para proteger os cabelos dos danos causados pelo verão
Cuidar do cabelo no verão não é tarefa fácil, especialmente para quem se prepara para curtir a temporada mais quente do ano com muita praia e piscina.
Terror dos loiros e dos cabelos tingidos, a estação exige alguns cuidados, que, se não seguidos, podem deixar os fios muitos danificados, seja pela exposição ao sol, ao cloro ou à água salgada do mar.
Para ajudar a curtir as férias sem se preocupar com os cabelos, a cabelereira visagista e especialista em mechas, Natali Morel, oferece algumas dicas essenciais para passar o verão com os fios hidratados e brilhantes.
Mas engana-se quem pensa que lavar os cabelos todos os dias pode ser um problema.
“Lavar os cabelos diariamente não faz mal aos fios. Esse é um mito que ganha força no verão. Afinal, não só pode, como deve.
Algumas pessoas têm predisposição para desenvolver dermatite (caspa severa) e o acúmulo de oleosidade costuma desencadear isso, além da coceira e inflamação, por exemplo.
Por isso, o enxágue diário não danifica os fios, mas a forma como isso é feito sim”, explica a hair stylist Natali Morel.
Confira abaixo algumas dicas essenciais da profissional Natali Morel e que podem salvar o seu cabelo dos efeitos do verão 2022!
1) Hidratação reforçada
Conhecida como a estação mais quente do ano, o verão exige de todos uma boa hidratação, e isso não diz respeito apenas à água que bebemos, mas também aos nossos fios de cabelo.
Segundo Natali Morel, nesses próximos meses, os cuidados com o cabelo devem ser intensificados, e isso inclui mais hidratação em casa.
“Por causa do calor intenso, lavamos mais os cabelos, o que significa um desgaste maior nos fios. Desta forma, quem tem uma rotina de hidratação de uma vez na semana, pode passar a realizar esse processo duas vezes, tranquilamente”, explica a especialista.
2) Proteja os fios do sol
“O melhor protetor solar para os cabelos é o uso de chapéus e bonés. Quem deseja manter os fios saudáveis nesse período deve evitar ao máximo a exposição.
Principalmente os cabelos loiros, que costumam sofrer mais e tendem a ficar amarelados e desbotados”, explica Morel.
3) Sem cabelo verde na piscina!
“Aqui vai uma super dica que todas as minhas clientes amam! Molhe os cabelos e aplique condicionador antes de mergulhá-los na piscina.
Em seguida, prenda em um coque alto. Quando o cabelo está molhado, já não sobra espaço nas cutículas dele para absorver a água da piscina, porque elas já foram preenchidas com condicionador/creme.
Além disso, a água da piscina resseca os fios e pode deixá-los verdes”, explica a cabelereira visagista.
4) Use uma linha especial para cabelos tingidos
“Os cabelos tingidos sofrem ainda mais as ações do verão do que o loiro, por isso, quem pinta os fios deve usar uma linha específica para fios coloridos, considerando que essas fórmulas já serão anti-desbotamento”, ressalta Natali.
5) Condicionar 1°, shampoo depois
Para ter um cabelo saudável, mesmo com os efeitos do verão, é preciso saber lavar os fios corretamente.
Segundo a hair stylist Natali Morel, ao molhar os cabelos não se deve aplicar primeiro o shampoo, mas sim o condicionador nas pontas.
“O condicionador vai proteger o comprimento daquela espuma do shampoo que resseca tanto. Desta forma, após aplicá-lo, você pode passar o shampoo e, logo em seguida, novamente o condicionador. Outra dica é passar óleos à base de silicone antes de lavar os cabelos”, indica a especialista.
6) Proteja-se do sol com penteados
Apenas o sol já é suficiente para danificar os cabelos. Por isso, quem costuma fazer esportes ou sempre está exposto aos raios solares deve procurar prender os fios, fazer tranças ou coques.
“Essas já são ações suficientes, considerando que os danos causados pelo sol são diversos, como pontas duplas, desbotamento da cor, ressecamento, entre outros”, finaliza Natali Morel.