Ano Novo Lunar: saiba o que é e porque esse é o ano do Tigre
O Doodle do Google hoje é em homenagem ao Ano Novo Lunar e nós vamos te explicar o que é isso e o que significa ser o ano do Tigre.
O calendário chinês, diferente do calendário ocidental, tem a Lua como parâmetro para iniciar e encerrar seus ciclos. Ou seja, o ano é contabilizado através dos 12 ciclos da Lua.
O Ano Novo é comemorado a partir da primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Geralmente, ocorre entre 20 de janeiro a 18 de fevereiro
E a data não é fixa. Pode soar meio estranho, mas é assim que funciona. O Ano Novo é móvel e ele acontece sempre depois de um ciclo fixo de dias, como acontece no calendário Gregoriano, que se repete a cada 365 dias.
Além do Chinês, o calendário mulçumano e o judeu também são baseados nos ciclos lunares.
Quais as diferenças do ano novo solar e lunar?
O calendário Gregoriano, utilizado no ocidente, é marcado pelo tempo que a terra leva para dar uma volta inteira no sol, ou seja, cerca de 365 dias.
+Leia também: 8 praias para passar o ano novo com a família.
Já o ano lunar, tem cerca de 354 dias, que é o tempo que a lua leva para completar os 12 ciclos.
O calendário chinês / lunar segue as estações do ano?
Não. Por este motivo, muitos comerciantes acabam utilizando também o calendário Gregoriano para atividades rurais como a agricultura e a pesca.
O que significa ser o ano do Tigre?
O Tigre é considerado o rei dos animais e é visto como um símbolo de poder, coragem, confiança, força e liderança. Além de simbolicamente ser um animal que espanta mau agouro.
E o ano do Tigre pode ser associado à vitalidade e força, de acordo com a mitologia chinesa. É considerado por muitos, como um ano “definitivo” para o fim da pandemia.