Como as estratégias de marketing influenciam a sua vida? – Confira!
É possível afirmar que boa parte do que fazemos em nosso dia a dia acontece somente por influência das estratégias de marketing e das propagandas nas redes sociais? Como encontrar uma boa agência de marketing?
A tecnologia mudou nossas vidas de tal forma que nunca poderíamos imaginar como algo verdadeiramente real.
Se pudéssemos voltar no tempo e avisar aos nossos tataravôs que para conversar com alguém a quilômetros de distância, basta enviar uma mensagem por meio de um dispositivo eletrônico que cabe no bolso, provavelmente nos chamariam loucos e voltariam ao trabalho comum.
Porém, já sabemos que isso é possível, com todas essas facilidades se tornando cada vez mais parte de nosso dia a dia.
Hoje, se quisermos falar com alguém por vídeo, o procedimento é mesmo: basta iniciar um app simples em um dispositivo que cabe em nosso bolso.
O mesmo vale para outras esferas da comunicação.
Dessa forma, como tudo foi afetado, um dos setores que mais envolve o consumidor, a publicidade e propaganda, também se alterou à medida que a tecnologia avançou.
Hoje, se quisermos comprar algo, muitas vezes nem precisamos ir até à loja online do produto: ele aparece em um anúncio de rodapé simplesmente porque falamos dele, no WhatsApp.
Apesar de ser algo sinistro, é mais comum do que você pensa.
No conteúdo de hoje, vamos justamente abordar um pouco mais sobre essa “invasão” da propaganda e do marketing em nossas vidas comuns e cotidianas.
Portanto, caso queira entender como as estratégias de marketing influenciam a sua vida, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo para saber mais. Vamos lá, leia conosco!
Como as estratégias de marketing influenciam a sua vida?
O que você vê no Instagram
Uma das formas que as estratégias de marketing influenciam na sua vida está na forma direta com o que você vê no Instagram, por exemplo.
Não somente no insta, mas praticamente em todas as redes sociais. O diferencial é que o Instagram denota isso de forma clara pelas propagandas que se pode fazer na rede social.
Por exemplo, diariamente anunciantes criam campanhas com configurações avançadas como colocar um produto para rodar somente para pessoas que pesquisam determinada palavra chave, ou que estejam dentro de uma faixa etária, ou em uma região específico do país e até mesmo o gênero sexual.
Dessa forma, se você vê muita foto de gatinho, os anúncios que irão aparecer a você serão de produtos para gatinhos.
Se você visualiza muitas imagens de relógios, os anúncios serão sobre relógios, e assim sucessivamente.
Faça o teste: mude as imagens que visualiza e veja a mágica acontecer.
Os produtos que você compra
Como fazer um conteúdo sobre como as estratégias de marketing influenciam a sua vida sem citar o resultado, ou seja, os produtos que você compra?
Impossível, não é mesmo? Você pode até pensar que compra o que compra por vontade própria, mas infelizmente temos que lhe lembrar de que quem define isso é o algoritmo.
Boa parte do que você compra, principalmente pela internet, é definido de acordo com uma série de configurações que segue os seus passos na web por onde quer que você vá, configurações essas geradas por um algoritmo, ou vários, cada um de um site ou rede social diferente, resultando em um produto que esse algoritmo acha ser o mais adequado para você.
No final, você compra o que ele quis, com você pensando que está escolhendo algo. Parece assustador, e realmente é.
Para entender melhor o impacto que esses algoritmos estão possuindo em nossa sociedade em geral, recomendamos que assista a série “O Dilema das Redes”, disponível na Netflix.
Os locais que você visita
Por fim, podemos citar os locais que você visita como também influenciados pelo marketing.
Assim como aquilo que você compra, tudo o que você vê de paisagem, locais paradisíacos e grandes centros urbanos acabam influenciando de alguma forma nas suas viagens marcadas ou locais físicos onde se sente mais confortável.
Pensa que é mentira? Repare nas imagens do seu explorar do Instagram, note se há algum padrão de fotos em cidades, campos, à noite ou de dia, e depois correlacione com os locais que mais gosta de estar presencialmente.
Notou a semelhança? Em suma, tudo que você consome na internet influencia de forma direta com o que você faz ou age na vida real.
A nossa recomendação é que assista ao seriado que mencionamos, e comece a dosar um pouco do que consome na web.
Talvez, uma diminuição de horas em frente ao PC ou ao smartphone possa acabar sendo saudável para você e todos que estão ao seu redor.
Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas. Até a próxima!