Como comprar uma casa de forma segura e sem frustração

Como comprar uma casa de forma segura e sem frustração

Para realizar a compra de uma casa, apartamento ou qualquer tipo de imóvel é preciso ter um cuidado redobrado, já que, infelizmente, podemos ser vitimados por empresas inadimplentes, as quais têm se especializado cada vez mais em golpes e fraudes.

As queixas por parte dos compradores costumam ser numerosas e os motivos são os mais variados: desde o atraso de entrega do imóvel negociado ainda na planta até ao pagamento de multas exorbitantes, devido a alguma cláusula do contrato que passou despercebida.

No entanto, situações desse tipo podem ser evitadas, a partir do momento que o futuro comprador tome medidas preventivas, buscando se informar mais sobre o assunto.

Como comprar uma casa de forma segura e sem frustração
Foto de Kampus Production – Pexels

Por isso, para ajudar, separamos mais algumas dicas preciosas que não comprometerão suas boas horas de sono, além de garantirem uma aquisição segura e confiável.

Para começar, assegure que escolheu o melhor imóvel. Como? Pesquisando!

Esse momento costuma ser repleto de expectativas, mas, paralelamente, bem desgastante. Visitar casas e exposições de apartamentos, por exemplo, exige atenção e muita energia.

Atente-se as dicas para compra de um imóvel

Realizar uma boa pesquisa poderá ajudá-lo a economizar, já que é possível encontrar na mesma região diferenças de valor em imóveis comerciais que oferecem praticamente os mesmo itens, como área construída, quantidade de cômodos e boa localização, por exemplo.

Cuidado, inclusive, para não se iludir quanto ao valor total pedido pelo imóvel.

Procure saber o valor que está sendo cobrado por m² construído, já que tal valor tende a variar, justamente, segundo as vantagens que o imóvel oferece, como:

  • fácil acesso ao transporte público,
  • serviço e comércio;

A segurança do local; e, a qualidade dos materiais utilizados no acabamento do imóvel, como portas, revestimentos de parede e de piso, louças sanitárias e metais.

Em especial, no caso de apartamentos, atente-se às áreas oferecidas ao futuro morador! Atualmente, tem-se buscado construir edifícios que disponibilizam uma série de itens, como salas de estética, lan-house, sauna, diversas pistas para esportes e por aí vai.

Impressionar-se com tantas vantagens é natural, mas é importante compreender que tais áreas estão inclusas no valor cobrado tanto no imóvel quanto no condomínio.

Se esses ambientes serão inutilizados por você e por sua família, então, não há necessidade em arcar com tamanha despesa.

Afinal, o valor pago não será apenas do imóvel adquirido, mas também de itens dispensáveis.

Como comprar uma casa
Foto de Thirdman – Pexels

Como já mencionamos em outro artigo sobre como comprar um imóvel na Vila Mariana em São Paulo, por exemplo, é de extrema importância verificar o histórico das empresas com quem você fechará a compra.

Ao adquirir um imóvel na planta, por exemplo, procure saber sobre a construtora, assim, como sobre suas obras anteriores.

Contar, inclusive, com a ajuda de um bom corretor de imóveis que seja competente e de confiança poderá auxiliá-lo numa compra mais segura, já que o profissional poderá averiguar o empreendimento, buscando saber se a construtora é ou não negligente e se o imóvel não apresenta algum tipo de problema, inclusive, jurídico.

Afinal, existem casos de imóveis que apresentam algum impedimento legal, como, por exemplo, uma hipoteca em nome do imóvel que está sendo negociado.

Impedimentos desse tipo são comuns, mas podem ser evitados, desde que tudo seja verificado atentamente.

Importante

Procurar a Prefeitura é um meio de assegurar sua compra. Logo, pesquise sobre o histórico do imóvel, buscando se informar se há autuações de multas, se houve ordem de desapropriação, devido ao solo estar contaminado e se a área onde o imóvel foi construído trata-se de um patrimônio histórico, o que poderá afetar na aprovação do projeto de construção.

Parecem situações improváveis, não é mesmo?! Mas acredite: é possível que seu futuro imóvel já esteja comprometido!

Sendo assim, obter tais informações impedirá que você feche um péssimo negócio.

Dica extra

Após estudar bem tanto o imóvel quanto a empresa com quem você negociará e ter tomado todas as medidas necessárias para realizar uma compra segura, ou seja, desde a realização de pesquisas profundas e extensas até a total compreensão do contrato, após ter assinado tal documento, dirija-se até a um cartório de imóveis e registre o seu contrato: isso lhe dará uma segurança a mais!

É necessário saber tudo sobre como adquirir sua casa de forma segura, sem futuras preocupações e surpresas desagradáveis.

Siga o Click Bahia no Google Notícias e fique informado com os destaques do dia em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *