Como escolher a maternidade ideal
O nascimento de um filho é algo inesquecível e que gera muitas dúvidas, como tudo na reprodução humana, criação e todos os momentos que envolvem uma nova vida.
Para garantir um nascimento saudável e toda a segurança para a mãe e o bebê é preciso contar com uma boa maternidade e equipe médica de confiança.
O processo de escolher o hospital é fundamental e faz toda a diferença na experiência do nascimento de uma criança.
Se tem dúvidas de como optar pelo melhor, veja algumas dicas que podem ajudar:
Comece cedo
Não deixe para os últimos dias a escolha da maternidade, o recomendado é procurar a partir do quinto mês de gestação.
Nesse período as mães estão mais dispostas e o tempo de agendamento das visitas é longo, dois fatores que precisam ser levados em conta.
Geralmente as maternidades fazem visitas previamente agendadas, dificilmente de maneira individual, que são feitas mensalmente e, por isso, podem levar tempo até ocorrerem.
Confira as instalações
Equipamentos novos, limpeza, funcionários devidamente uniformizados, ambiente claro e iluminado e até a pintura do local precisam ser notados.
Um bom hospital precisa manter o mínimo exigido para proporcionar o cuidado básico e necessário para o momento do nascimento.
É imprescindível que local conte com Unidade de Terapia Intensiva, a UTI, para mãe e filho, aparelhos para atender em momentos emergenciais que sejam direcionados para gestantes (com dimensões e capacidade de peso maior), serviço nutricional para os pacientes e, principalmente, uma área separada do restante do hospital e pronto-atendimento.
Verifique valores e cobertura
Por vezes, a melhor maternidade não oferece parceria com seu convênio, nesse momento é preciso consultar as possibilidades de reembolso e os valores de pagamento.
No caso do convênio, verifique as categorias que são beneficiadas e todos os adendos. Esses fatores são essenciais para não ter problema no momento da internação.
Entenda os procedimentos
Questione todos os procedimentos realizados durante o parto, as possibilidades de realizar a cesariana, o parto humanizado ou qualquer outra modalidade que deseja, todos os testes feitos no bebê (sendo imprescindível o do pezinho, orelhinha, coração e olho) e vacinas (a BCG e Hepatite B são obrigatórias).
Outros pontos importantes para os pais também precisam ser elucidados.
Liste suas necessidades
Ter tudo que precisa em um hospital anotado é algo essencial, assim pode comparar com todos que visitar.
Pontos como a visita, tipo de quarto, serviço de hotelaria, berçário, permissão de filmagem, benefícios para acompanhantes, restaurante e outros pontos podem fazer a diferença na escolha e determinar qual escolher.
Uma família grande, por exemplo, requer uma maternidade que permita maior número de pessoas no local e um ambiente separado para a recepção.
Vale lembrar que alguns direitos são assegurados por lei, como os exames no bebê, acompanhante em tempo integral e durante o parto, vacinas no recém nascido e alimentação para a mãe, além de atenção, conforto e profissionais preparados para atender, tudo isso torna o momento ainda melhor e inesquecível.
Agora que entende sobre como escolher uma maternidade, é só seguir as dicas para não errar!