Implementação de marketing: aprenda como fazer
Apesar de um plano de marketing estar bem documentado no papel, ele não se transformará em bons resultados, a não ser que você possua clareza da estratégia de implementação de marketing.
Fazer com que seu plano de marketing funcione por metas claramente determinadas e execução ágil de tarefas é também conhecido como execução de marketing.
Uma programação de marketing ideal não possui valor sem uma boa estratégia de implementação.
Como fazer a implementação do plano de marketing em 4 etapas
Caso você ainda não tenha traçado uma estratégia de implementação, preparamos um guia com 4 ítens para que você possa realizar o seu plano de marketing.
1. Defina metas realistas
A primeira coisa a se fazer para a implementação do seu plano de marketing é determinar expectativas que sejam reais para todos que estejam envolvidos nas tarefas.
Ter perspectivas bastante otimistas pode oprimir sua equipe e torná-la contrária a riscos e experimentações.
Uma falha comum na área de expectativas é propor prazos de entrega apertados que desconsideram as chances de imprevistos que podem ocorrer no processo.
Toda a metodologia do plano de implementação de marketing não pode ser conduzida completamente por seu time de marketing, já que envolverá ações de outras áreas, incluindo o público.
Talvez seja necessário fazer mudanças para se adaptar aos novos desenvolvimentos.
Assegure-se de ter tempo suficiente para avaliar e metrificar os resultados. Tentar entender os efeitos cedo demais irá levar a uma avaliação com pouca precisão do processo que está sendo implementado.
Por isso, determine expectativas para o processo de implementação que se alinhem ao propósito total do plano de marketing e que seja possível atingi-lo dentro do prazo determinado.
2. Construa uma ótima equipe
A equipe de marketing e os recursos de que necessitam devem se enquadrar para formar a “força tarefa” que contribuirá para serem atingidos os objetivos esperados.
Analise as necessidades do seu plano de marketing e defina quais habilidades e recursos você precisará para que ele se torne algo realizável e concreto.
Você pode ter uma equipe interna realizando todo o trabalho ou procurar no mercado por uma agência para executá-lo. Você também tem a alternativa de combinar ambos.
Sendo assim, é possível contratar uma agência para realizar trabalhos específicos, como, por exemplo, a criação de um novo site para a campanha de links patrocinados, e assim, permitir que seu time interno de marketing trabalhe no restante.
O próximo passo é assegurar que sua equipe possua as ferramentas adequadas e certeiras para a execução.
Disponibilizar ferramentas corretas pode ser uma tarefa desafiadora, mas essencial para o plano de implementação de marketing.
Utilize as ferramentas e métodos para verificar o que melhor funciona, tanto para a equipe quanto para a estratégia de execução.
3. Faça a documentação da sua estratégia de implementação
Uma vez que você determinou à equipe e suas expectativas para a implementação, tenha uma estratégia e um plano bem delineado no “papel” para conduzi-lo no decorrer do andamento.
Improvisar no decorrer da implementação da estratégia é uma falha cometida por vários profissionais de marketing.
Aproximadamente 15% dos profissionais da área de marketing escrevem a estratégia completa de marketing, enquanto outros a documentam parcialmente ou evitam completamente.
Isso pode causar perda da eficiência na implementação do plano de marketing.
Por mais perspicaz que o nosso cérebro possa ser, partir para a improvisação no procedimento de implementação faz com que o profissional fique suscetível a erros, pois terá que conduzir/produzir tarefas em movimento.
Documentar a estratégia completa de marketing faz com que aumente o gasto de tempo do planejando do cronograma de cada tarefa específica.
É preciso cautela, direcionando efetivamente os esforços para obter os resultados esperados.
Inicie pelos seus objetivos, que necessitam ser SMART (relevantes, alcançáveis, mensuráveis, específicos e limitados no tempo).
Depois, tente desvendar quais desafios externos e internos terão que ser enfrentados.
Além disso, também é necessário manter seu público-alvo na mira na maior parte do tempo.
Isso contribui para manter as estratégias de marketing aliadas com as carências do público que você quer atingir.
Saiba os canais apropriados para alcançar. Combine diversos canais conforme a sua pesquisa aponta onde seu público-alvo está, incluindo digital e off-line se necessário.
4. Otimize seus fluxos de trabalho
A geração de fluxos de cadência de trabalho para cada atividade proporciona clareza para seu time de marketing, além de direcionar como abordar esses fluxos e o momento de ajustar.
O intuito de gerar fluxos de trabalho específicos é reconhecer a forma mais eficiente de finalizar uma atividade, otimizando o trabalho e minimizando etapas quando possível.
A primeira fase para elaborar os fluxos de tarefas e trabalho é organizar as atividades que necessitam ser finalizadas.
Em seguida, determinar as etapas que fazem parte da atividade e atribuí-las às pessoas da equipe, por fim e determinar um prazo.
Contudo, é necessário ter clareza que pode ser necessário ajustar os fluxos de trabalho no decorrer do processo de implementação.
É essencial contribuir com sua equipe nesse sentido.