Como fazer mudança de apartamento? Guia completo
Muitas pessoas acabam por achar que mudança é um castigo, porém, outras já pensam que é uma benção sem tamanho.
Este é o tipo de coisa que mexe com toda a rotina de uma casa e que deve ser feita com organização para evitar transtornos futuros.
O que poucas pessoas sabem é que se todos os moradores da casa ajudarem na mudança de apartamento, isso pode se tornar uma atividade muito prazerosa e divertida.
Basta a colaboração de todos, para que ocorra sem stress e conservando tudo que for ser levado.
1 – Planeje a mudança
Muitas pessoas fazem uma mudança de apartamento sem planejamento, e acabam por serem surpreendidas. Você precisa preparar a mudança por etapas, para que você possa fazer essa transição com tranquilidade.
Se isso te facilitar, poderá usar uma planilha, ou bloco de anotações no celular. Algumas pessoas já mais antigas, preferem usar o caderno para marcar as coisas.
Primeiramente, consiga os seguintes itens: Caixas, Embalagens, Sacos, Sacolas e peça ajuda para parentes ou amigos a fim de acelerar a mudança.
Para que a mudança de apartamento possa ocorrer com sucesso, procure estabelecer o prazo e as tarefas de cada membro da casa. Após isso, delegue algumas responsabilidades e divida elas, assim cada um vai saber o que te compete.
Procure usar etiquetas e canetas para descrever cada caixa e sacola e o local onde elas deverão ser deixadas.
Coloque nome nos sacos e caixas de cada morador, e marque também o cômodo de cada uma delas.
2 – Selecione o que vai na mudança e o que será jogado fora
Uma das grandes preocupações das pessoas é: por onde começar. Recomendamos que procure começar pelos objetos menores, encaixotando e embalado em sacos ou sacolas, as peças de roupas, cama, mesa e banho.
Procure deixar os móveis para serem desmontados por último. Neste momento, procure já ir fazendo uma limpa nas suas coisas, pegando objetos que não irão ser mais usados e procure doá-los a alguma ONG ou doe para amigos, parentes ou bazar, e procure fazer doação dos itens estando limpos.)
As coisas que recomendamos você procurar analisar é o seguinte: Pegue objetos que você não usa mais, como por exemplo, móveis com defeito que não são mais do seu interesse, ou brinquedos quebrados e procure jogá-los fora, pois, se não tem serventia pra você, não terá para outros.
3 – Limpeza e vistorias
Procure já deixar o apartamento ou casa que você irá se mudar, já limpo e vistoriado. Procure ver se tudo está funcionando lá, como por exemplo: tomadas, interruptores, chuveiros, ou o sistema de aquecimento e ar condicionado.
Se você vai entregar o seu apartamento alugado, procure deixar tudo funcionando conforme você recebeu. Se você alugou por meio de uma imobiliária, qualquer coisa que você deixar para trás te será cobrado.
Limpe ela, e deixe-a pintada, tanto o apartamento do qual você está saindo, quanto o que você irá se mudar.
Procure os buracos feitos por furos de objetos e procure preenchê-los, e se possível procure estar presente durante a vistoria do dono ou da imobiliária.
Assim, você irá evitar problemas com valores infundados ou desnecessários.
4 – Separe as roupas
Pode acontecer que no momento de transição entre os dois lugares, que nos primeiros dias não se possa fazer toda a mudança.
Sendo assim, reserve algumas mudas de roupas para serem usadas pelos membros das famílias. Procure usar aquelas roupas que podem ser usadas e que não tragam problemas futuros.
Deixe separado também as roupas para compromissos, como por exemplo: Escola, Trabalho ou Eventos. Procure separar uma bolsa, ou mochila com itens como por exemplo: Pasta de Dente, Sabonete, Shampoo, Desodorante e Pente.
5 – Oriente os participantes
Se você pediu ajuda de familiares, amigos ou contratou uma empresa para te ajudar nisso, procure orientar as pessoas sobre o que cada uma deve fazer.
Assim, você evitará dores de cabeça com objetos quebrados ou frágeis.
6 – Use malas
Se você já dispõe de bastante malas para viagens, ou seus parentes, recomendamos pedir emprestado.
Pois, assim, você poderá organizar as roupas e transportá-las sem muitos problemas e evitando grande desorganização.
Além de evitar dor de cabeça, irá reduzir o número de caixas e possíveis estragos nas roupas.