Como Limpar Policarbonato
É muito importante saber como limpar policarbonato, pois é comum acumular poeira, respingos de tinta e outras coisas.
Limpar policarbonato de tempos em tempos, adotando métodos adequados e produtos de limpeza compatíveis ajuda a fazer com que seu material dure mais e fique com uma aparência renovada.
O policarbonato é como se fosse um tipo de plástico composto à base de resina, bem parecido ao acrílico, o material apresenta muita durabilidade e translucidez.
Seu material é bem leve e de alta qualidade e vem substituindo o vidro. Por ser bem resistente, ele não trinca facilmente e pode ser usado em espaços tanto internos quanto externos.
Mesmo sendo um material bem resistente e durável, ele também precisa de alguns cuidados. Quando exposto a alguns produtos abrasivos o material pode estar suscetível a manchas e riscos.
Para que sua característica transparente seja mantida, é preciso realizar a manutenção e limpeza adequada do material.
Afinal, os toldos de policarbonato, por exemplo, são itens essenciais para algumas casas e necessidades.
Neste post, iremos te ensinar como limpar policarbonato adequadamente. Veja!
O que precisa para limpar policarbonato?
- Água;
- Pano de algodão 100%;
- Sabão líquido neutro de boa qualidade;
- Balde.
Como limpar policarbonato?
Existem 3 tipos de policarbonato que podemos utilizar em coberturas, são eles: policarbonato alveolar, compacto e a telha de policarbonato.
Todos eles são fabricados, basicamente, com a mesma matéria-prima, sendo alterado somente o formato de injeção.
Por ser bem parecido com o vidro, o policarbonato compacto é o que exige mais cuidados ao limpar, pois em qualquer descuido, os riscos ficarão visíveis por debaixo da cobertura.
E isso vai te deixar insatisfeito quanto à aparência do material, seja um toldo ou cobertura.
Os mesmos cuidados devem ser adotados em qualquer tipo de policarbonato. Vamos dar início:
- O melhor dia para limpar esse material é quando a temperatura estiver mais amena, pela manhã ou finalzinho de tarde, nunca sob sol forte, pois ele pode acabar ressecando as fuligens e poeiras e com isso elas grudam ainda mais no material, já em dias de temperaturas mais baixas se torna mais fácil remover a sujeira;
- O indicado é sempre molhar a cobertura em policarbonato com água corrente e muita pressão, se possível, utilize a máquina de jato;
- Jogue água e sabão neutro em um balde até formar muita espuma, molhe o pano e passe nas placas com leveza. Não é preciso fazer muito esforço para tirar a sujeira e em caso de dificuldade, molhe a placa novamente, com intuito de evitar danos e riscos;
- Se for preciso, faça o processo mais de uma vez, até remover a sujeira completamente.
Importante
- Passe o pano em apenas um sentido, de preferência, no mesmo sentido que a água estiver escorrendo. Não é indicado passar o pano em movimentos circulares;
- Evite limpar esse material em dias muito quentes, se o sabão secar rápido demais, pode manchar o policarbonato;
- Não pise nas placas, apoie sempre nas estruturas metálicas, usando extensores de alumínio ou madeira para conseguir alcançar partes mais distantes ou contrate especializada que tenha os equipamentos de segurança necessários;
- Se sua cobertura está com manchas mais difíceis de sair como tinta, graxa e outras, utilize querosene puro e em pequena quantidade para removê-las, aplicando sobre a área a ser limpa com bastante água, sabão neutro e pano macio.
Respingos de tinta no Policarbonato
É comum ao pintar as paredes cair respingos de tinta sobre a cobertura de policarbonato.
Em hipótese alguma utilize produtos como gasolina, tinner, benzina ou acetona para remover a tinta.
Como dito anteriormente, utilize querosene ou também álcool isopropílico para solucionar o problema.
Faça esse procedimento antes da tinta secar e lave a área com uma mistura de água e detergente neutro.
Frequência para limpar o Policarbonato
Não tem um tempo certo para cada limpeza. Às vezes, a instalação de um policarbonato mais transparente em certa região exige maior frequência de limpeza do que em outra região.
A quantidade de fuligem espalhada no ar, provocada pelas ruas de terra e construções na localidade, pode demandar limpezas mais constantes.
Faça limpezas mensalmente e observe se terá que manter sempre assim. Lembre-se que quanto mais tempo demorar para limpar, mais sujeira irá acumular e grudar na sua cobertura.