Como saber o ramal do meu telefone? – Confira um guia detalhado!
Como saber o ramal do meu telefone? Qual procedimento devo realizar para descobrir o número de ramal do meu dispositivo?
É possível que o meu ramal seja o mesmo que o utilizado por outro setor? Tem como visualizar o número do meu ramal através do display do telefone fixo em questão?
Os telefones com ramais foram uma verdadeira revolução dentro do meio empresarial.
Famosos e muito presentes em âmbitos residenciais no início dos anos 2000, os telefones fixos sempre foram muito necessários para a comunicação interpessoal, mas principalmente empresarial.
Entre os anos de 2000 e 2006 fizeram sucesso na casa dos brasileiros, sendo quase impossível não encontrar um em qualquer casa que você visitasse.
Mas, com a chegada dos smartphones mais avançados da Samsung e Apple, deixaram de ser unanimidade e se tornaram opcionais.
Esses dispositivos são mais presentes em dias atuais em empresas físicas, que ainda utilizam muito o telefone fixo para ligações móveis e até mesmo fixas.
É possível falar com fornecedores, com clientes e com o suporte técnico de algum serviço que você precisa, até mesmo com as Televendas Claro que possui ótimos preços de plano de telefonia fixa para você e para sua empresa poder aproveitar muito.
Neste conteúdo, vamos falar um pouquinho mais sobre como saber o ramal do meu telefone. Os ramais possibilitam que uma ou mais pessoas na mesma empresa possam conversar entre si, sem que tenha que utilizar uma linha diferente da que já é existente.
Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!
O que é ramal de telefone fixo?
Antes de descobrir como saber o ramal do meu telefone, queremos dar uma explicada melhor sobre o assunto, afinal, grande parte de nossos leitores são jovens que não fizeram parte do início dos anos 2000, ou até mesmo fizeram, mas eram muito pequenos para vivenciar o auge da telefonia fixa da época.
De forma resumida, o ramal de telefone fixo é um sistema de linha única, onde o número principal atende ligações externas, mas vários outros dispositivos estão conectados em uma linha internet.
Assim, o ramal número 01, pode ligar para outro telefone dentro da mesma empresa, seja o ramal 02, 03, 04 e assim por diante, podendo falar com outro funcionário da mesma empresa.
Esse tipo de linha é muito útil porque possibilita que ligações externas sejam transferidas aos setores responsáveis pelo atendimento.
Por exemplo, o número de atendimento externo é administrado pela telefonista, que analisa o teor do atendimento e repassa aquele cliente para o ramal correto.
Agora que já sabemos o que, podemos descobrir como saber meu ramal de telefone, para que outros colaboradores possam entrar em contato com você.
Leia conosco até o final e descubra em detalhes.
Como saber o ramal do meu telefone?
Afinal, como saber o ramal do meu telefone? Infelizmente, não há um método certeiro de como descobrir o número ramal de seu telefone.
Isso porque essa é uma informação fornecida pela empresa de telefonia fixa na entrega de toda a linha de telefones, geralmente anotada em um papel que fica junto com o próprio dispositivo.
Apesar disso, existe um comando que geralmente funciona em todos os dispositivos. Ele pode ou não funcionar em seu telefone fixo, dependendo muito do modelo e ano de fabricação do mesmo.
Lembre-se de que para realizar esse teste o ramal precisa estar livre, ou seja, sem nenhum tipo de interferência entre ligações. Faça o seguinte:
- Com o ramal livre, tire o telefone do gancho;
- Digite *88 e clique no botão “Flash”;
- Caso seu telefone não tenha essa opção, clique no botão que dirige a ligação para outros ramais;
- Coloque seu telefone novamente no gancho e espere alguns segundos;
- Retire seu telefone do gancho e ouça uma voz metálica falar o número do seu ramal;
- Em dispositivos modernos que possuem display, o número de seu ramal pode aparecer na pequena tela do aparelho.
Esse método não funciona, o que faço?
Bem, caso não tenha conseguido descobrir seu ramal com o que ensinamos acima, então não tem jeito: será necessário entrar em contato com o suporte técnico da empresa de telefone fixo e solicitar o número do seu ramal que consta na base de atendimento da empresa em questão.
Como o número do ramal é definido?
O número do ramal é definido com base no número de dispositivos contratados junto à empresa de telefonia.
Exemplo: caso a empresa tenha contratado uma linha de ramal com 20 dispositivos, com exceção do número “tronco” que é o principal que pode ser chamado pelo número e pelo ramal 2001, os outros ficarão em sequência, ou seja, 2002, 2003, 2004 e assim por diante, até o último número, o 2020.
Simples, não é mesmo? Esperamos ter ajudado você. Até a próxima!