Como vem o Bahia para a temporada 2022?
O Bahia deve passar por um processo de reestruturação ao longo da temporada 2022 em função da queda para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
O Esquadrão finalizou a sua participação na Série A do Brasileirão 2021 com 43 pontos, seis pontos a menos que o Juventude, clube que ficou no 16.º lugar e que se salvou do rebaixamento.
A campanha do Bahia somou 11 vitórias, 10 empates e 17 derrotas em 38 jogos realizados. Nas últimas cinco rodadas da competição nacional, o tricolor baiano registrou três derrotas e duas vitórias.
Além do Bahia, Grêmio, Sport Recife e Chapecoense também jogarão a Série B neste ano. Curiosamente, o time gaúcho caiu com os mesmos 43 pontos, um número que chegou a salvar algumas equipes da queda em algumas edições anteriores do Brasileirão.
Temporada 2022
Neste começo de temporada, o Tricolor de Aço está tentando formar uma equipe competitiva a partir dos compromissos dos torneios regionais.
Agora, o Esquadrão tem apenas 6 pontos contabilizados em 5 jogos realizados pelo Campeonato Baiano. O time treinado por Guto Ferreira tem uma vitória, três empates, 1 derrota e apenas 40% de aproveitamento.
O rival tradicional Vitória tem dois pontos a mais e se encontra dentro do G4, grupo que consegue se classificar para a próxima fase do Estadual.
A liderança está atualmente com o Jacuipense, que conta com 18 pontos e 100% de aproveitamento no Baianão.
Outro desafio é a Copa do Nordeste, competição que exige um nível de competitividade ainda mais alto que o Campeonato Estadual.
No Nordestão, o Esquadrão está na 4.ª posição do Grupo B com 7 pontos em 5 jogos com duas vitórias, um empate, duas derrotas e 46,7% de rendimento em campo. O primeiro colocado do grupo é o Ceará, que contabiliza 12 pontos.
Time precisa evoluir antes do Brasileirão
Pelo alto nível de concorrência, a equipe não conseguiu (efetuar) frente ao Fortaleza, time que segue na primeira divisão e ainda conseguiu classificação para a fase de grupos da Libertadores da América.
Carrasco do Bahia no rebaixamento em 2021, o Leão do Pici mostrou novamente superioridade em campo e bateu o adversário por 3 a 1, pela 6.ª rodada do Nordestão.
Romero e Moisés marcaram os gols para o Leão do Pici no primeiro tempo, e Depietri balançou as redes na etapa final. Hugo Rodallega descontou para os visitantes.
“Pegamos uma equipe vai jogar a Libertadores e foi montada para isso. Eles perderam David, principal jogador força, e trouxeram dois para repor. Precisamos ser humildes e sinceros, nosso grupo está, no momento, abaixo do deles. Foram muitas coisas positivas em um jogo dificílimo. Sabemos que o Bahia tem que evoluir muito, mas isso passa pelo processo. Precisamos ter paciência para encontrar as peças que vão agregar valor ao grupo”, avaliou o treinador Guto Ferreira em entrevista coletiva depois da partida.
Além disso, o treinador fez questão de pedir paciência a sua torcida. “Mais do que nunca temos que ter paciência. O projeto não passa só por contratar e dar certo.
Existe trabalho no meio, envolvimento financeiro para chegar jogadores que vão engrossar o caldo desse grupo, que é um bom grupo.
Mais do que nunca, temos que seguir acreditando e trabalhando. O resultado não diz coisas que aconteceram no jogo”.
Em relação ao grupo de jogadores, Guto Ferreira salientou que essa será a base para as próximas competições e que o Bahia visa ficar com uma das vagas para retornar à elite do futebol nacional em 2023.
“Com esse elenco a gente trabalha para conseguir o melhor possível e armar a base para as peças que vão chegar. E aí fazer uma boa Série B e voltar para a Série A. (…) Não acho que uma nova montagem de elenco. Mas acho que precisamos de peças que vão chegar para fortalecer”, concluiu o técnico.
Bahia virará clube-empresa?
No começo deste ano, o Bahia virou notícia no Portal Esportivo Agora Esportes devido a uma série de especulações de que poderia ser comprado pelo Grupo City e se tornar mais um time tradicional a contar com um dono, acompanhando os movimentos de Cruzeiro e Botafogo que se tornarem Sociedades Anônimas do Futebol (SAF).
De fato, a diretoria avalia a possibilidade de se tornar SAF. Todavia, esse processo não deve acontecer de maneira abrupta e o clube está estudando cada etapa.
O Bahia criou uma comissão provisória, em janeiro, para avaliar os diferentes modelos de SAF.