Como vem o Vitória para a temporada 2022?
A temporada 2022 será de reconstrução para o Vitória. Com a queda para a Série C do Campeonato Brasileiro, a equipe baiana buscará o acesso para a segunda divisão em um novo formato da competição nacional.
Antes disso, a equipe também terá o Campeonato Estadual e a Copa do Brasil pela frente.
Além disso, a Diretoria de Competições da FBF (Federação Bahiana de Futebol) determinou que o jogo entre Vitória e Atlético de Alagoinhas aconteça no dia 26 de fevereiro, às 16 horas, no Barradão. O jogo será pela 6ª rodada do Baianão.
Em nota oficial, o clube informou que essa definição ocorreu depois da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) marcar os dias dos jogos do Atlético na Copa do Nordeste.
Conforme a tabela original do torneio, a partida ocorreria no domingo, dia 27, antecipada para sábado.
Estreia do Vitória na Copa do Brasil
A Diretoria de Competições da CBF também anunciou que o primeiro jogo do Vitória na edição 2022 da Copa do Brasil será disputado no dia 3 de março, uma quinta-feira.
O confronto será realizado no Pará, diante do Castanhal. O lugar do duelo ainda será definido pela organização responsável pela organização do futebol brasileiro.
Sendo assim, o horário da partida está programado para às 16 horas. O mando de campo do Castanhal é no Estádio Maximino Porpino Filho, conhecido como “Modelão”, com capacidade para apenas cinco mil pessoas, localizado no centro da cidade e propriedade da prefeitura.
A classificação para a próxima fase da competição nacional é essencial para que o Leão possa ampliar os seus recursos em uma temporada bastante complicada dentro e fora de campo.
Por isso, a equipe viajará até o Pará visando unicamente a vitória na sua estreia na Copa do Brasil.
Vitória disputará a Série C com um novo formato
O Vitória brigará por uma das vagas de acesso em uma temporada de mudanças consideráveis no formato de disputa da Série C do Brasileirão.
Em encontro virtual do Conselho Técnico, os presidentes dos 20 times participantes resolveram alterar a forma de disputa da competição.
A terceira divisão nacional está prevista para iniciar em 9 de abril e se encerrar em 9 de outubro, segundo o Portal Agora Esportes.
O Vitória esteve representado por Fábio Mota, presidente em exercício do Conselho Diretor. Conforme o novo formato, a primeira etapa contará com um único turno, com os 20 times se enfrentando entre si e os oito primeiros colocados seguem para a segunda fase.
Neste segundo momento, os oito clubes classificados serão divididos em duas chaves, com quatro equipes cada, e os jogos de ida e volta acontecerão dentro de cada grupo.
Os dois primeiros lugares de cada chave asseguram vaga na Série B do Campeonato Brasileiro do próximo ano.
Enquanto os dois melhores de cada chave avançam para a final em confrontos novamente de ida e volta.
“É gratificante para a CBF poder atender à demanda dos clubes, ainda que isso exija da entidade um investimento maior. O conselho técnico ocorreu em ambiente democrático, onde todos puderam se manifestar e a escolha da maioria foi acolhida por todos. A Série C ganha mais datas, mais atratividade e isso é fruto da união da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), das Federações Estaduais e dos clubes em busca da melhor solução para todos”, disse o presidente da entidade, o baiano Ednaldo Rodrigues.
Estádios
O diretor de Competições da CBF, Manoel Flores, afirmou que será bastante criterioso para a liberação dos locais de jogos deste ano.
Contudo, a intenção inicial é não solicitar capacidade mínima na primeira etapa. A partir do segundo momento da competição, os estádios precisarão comportar até 10 mil pessoas sentadas.
Questões técnicas, a exemplo da quantidade de iluminação e qualidade do gramado, 23 assentos para os reservas e locais para delegado da partida e controle de dopagem (recomendações da FIFA), também serão exigidos pela CBF.
Primeiros jogos do Vitória na Série C
O Vitória já está ciente do caminho que precisará traçar na luta pelo retorno à segunda divisão. A CBF já soltou a tabela da primeira fase da competição com as partidas do time.
A estreia do Leão Rubro-Negro está agendada para os dias 9, 10 ou 11 de abril, fora de casa, diante do Remo.
Enquanto a estreia em casa será na segunda rodada contra o Floresta (CA). Posteriormente, o Vitória encarará o Ypiranga (RS).
Na rodada seguinte, o clube recebe o Manaus (AM) e enfrenta o Aparecidense (GO) na sequência.