Confira o calendário do Saque Extraordinário do FGTS
Uma das medidas anunciadas recentemente pelo Governo Federal para tentar reduzir os impactos da inflamação na casa dos brasileiros foi liberar o Saque Extraordinário do FGTS.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é comumente sacado quando o trabalhador é demitido sem justa causa, quando fica mais de três anos sem ter emprego registrado em carteira, quando vai comprar um imóvel, quando descobre uma doença permanente ou nos saques de aniversário ou por calamidade pública.
Agora também será possível fazer o saque de até R$ 1.000 de forma extraordinária, dependendo do saldo que cada trabalhador tiver em sua conta.
O calendário do Saque Extraordinário foi divulgado pela Caixa Econômica Federal de acordo com o mês de nascimento do trabalhador e poderá ser realizado até 15 de dezembro de 2022. Os primeiros a receber são os nascidos em janeiro, a partir de 20 de abril. Quem nasceu em fevereiro vai poder sacar o dinheiro em 30 de abril.
Como ver o saldo do Saque Extraordinário do FGTS
A partir do dia 8 de abril, o trabalhador já pode conferir o valor que vai poder sacar e a data que o dinheiro vai ser liberado pelo aplicativo do FGTS ou pelo site. De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de R$ 30 bilhões serão liberados para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque.
O crédito do Saque Extraordinário do FGTS será realizado em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores.
Como fazer o saque extraordinário do FGTS
Após o crédito dos valores, já será possível pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos, além de fazer compras em estabelecimentos comerciais pagando com o QR code nas maquininhas, tudo por meio do aplicativo Caixa Tem.
O valor também poderá ser transferido para outras contas bancárias. O cliente pode realizar transações por meio do Pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.
O trabalhador que não quiser fazer o Saque Extraordinário do FGTS deverá acessar o Aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito.