Deputados adiam votação do crédito de R$ 300 milhões para viabilizar o Vale-Gás
O Congresso Nacional votaria nesta segunda-feira (13) o PLN 42/2021, que abre crédito especial de R$ 300 milhões no Orçamento federal para o programa de auxílio-gás. Mas os deputados não entraram em acordo sobre os vetos e resolveram adiar a sessão para sexta-feira (17).
O auxílio-gás, do Governo Federal, deve atender ainda este ano mais de 5,5 milhões de famílias em situação de pobreza. O objetivo é oferecer bimestralmente um valor de ajuda para a compra do gás de cozinha de 13 litros.
A oposição quer estender o vale-gás para 24,5 milhões de famílias. Mas este não foi o ponto de desacordo. A oposição concordou com a votação específica do PLN do vale gás. Infelizmente, não houve acordo com os partidos da base em relação a esta matéria e aos vetos. Agora só votaremos todos os PLNs se forem votados os vetos”, explicou o primeiro vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM).
A votação estava agendada para acontecer às 14h na Câmara e às 16h no Senado. O texto foi apresentado pelo governo federal em setembro e até o momento não foi votado.
A ideia é que a primeira parcela do vale-gás seja paga ainda em dezembro.