Dicionário do mundo da comunicação
Como cada vez está tudo digitalizado e no digital, é importante saber alguns termos do dicionário do mundo da comunicação, mesmo não sendo da área. Aliás, alguns termos até são encontrados em outras áreas.
Além disso, é superimportante estar por dentro do assunto, não acha? Então, vamos abrir o dicionário dos termos.
Lembrando que, todos os termos aqui colocados serão sintetizados, ou seja, colocados de maneira simples e objetiva para a compreensão imediata, mas vale a pena se aprofundar a cada item, combinado?
Dicionário aberto
B – Branding: muitas pessoas confundem branding com logo e na verdade são coisas bem distintas. O branding é algo muito mais amplo e que só é construído com o tempo, através da associação da audiência por ideias, imagens, slogan e afins da marca.
C – Calendário editorial: com a explosão das redes sociais, muitos criadores de conteúdo surgiram e, para agilizar o processo e organizar as ideias de seus conteúdos e até mesmo dos clientes atendidos, é utilizado esse calendário editorial.
Nesse calendário é possível não só organizar, mas enxergar corretamente as linhas editoriais, ou seja, os grandes temas de conteúdo.
C – Chamada para ação (CTA): um termo em inglês que é muito usado nas postagens para que a pessoa faça algo, seja salvar o conteúdo, compartilhar, comentar algo. Isso é muito importante para gerar conversas e expandir também seus conteúdos.
C – Copywriting: também chamado, algumas vezes de copy, são os famosos textos persuasivos. Ele está bastante associado as ações, pois se bem escrito, fica difícil o usuário não agir de alguma maneira.
E – Engajamento: esse termo não está ligado apenas a venda, mas pegue uma postagem de exemplo, se as pessoas estão comentando, por exemplo, isso implica positivamente no engajamento da página que postou.
F – Formato: aqui não falamos de tamanho, mas quais formatos você pode usar em suas comunicações, seja de áudio, vídeo, imagens, texto e por aí vai.
F – Funil de venda: no mundo do marketing é muito falado desse funil, ou seja, em qualquer negócio há pessoas que nada entendem ou pouco compreendem e estão no topo. A medida que vão ganhando consciência sobre o assunto, vão descendo no funil.
Quanto mais afunila, mais perto da venda/compra fica, pois a pessoa passa a entender a real necessidade de adquirir aquele produto ou serviço.
L – Landing pages: são páginas feitas para capturar e-mails e posterior usar de forma estratégica dentro de um negócio.
L – Leads: e são as landing pages, uma das responsáveis por capturar os leads, ou seja, pessoas interessadas em algum conteúdo, produto ou serviço.
É válido ressaltar que os leads não estão em ponto de compra, por isso é preciso trabalhá-los a partir de estratégias de marketing até que cheguem ao fundo do funil.
Percebe como aos poucos tudo vai fazendo sentindo e é interligado? É por isso que no mundo da comunicação, as estratégias são imprescindíveis.
T – Teste A/B: literalmente são testes feitos para entender qual estratégia performa melhor. Então, por exemplo, você cria duas landing pages e através do fluxo, do retorno, dos leads, tempo de página e afins, identifica qual performa melhor.
Com essas métricas, você consegue entender bem e desvendar o famoso teste A/B.
Concluindo…
Há inúmeros termos ainda e esses são apenas alguns que possivelmente já clarearam a sua mente para esse universo da comunicação.
Caso tenha algum termo que deseja saber, deixe aqui nos comentários.