Grave doença é associada ao baixo consumo de água. Bebe pouca água? Fique de olho nas informações a seguir
Quando pensamos em baixo consumo de água, logo vem à nossa mente sintomas como desidratação ou doenças renais. Porém, um estudo realizado pelo National Heart and Blood Institute, nos Estados Unidos, fez uma nova descoberta.
Foi revelado que beber pouca água pode estar associado a um risco maior de insuficiência cardíaca – doença que surge quando a contração ou relaxamento do coração não são eficazes.
Veja o estudo que detectou a doença associada ao baixo consumo de água
O estudo foi publicado no European Heart Journal, e nele os cientistas analisaram os dados de 16 mil adultos, que foram acompanhados por 30 anos.
Foram usados pessoas com quantidades consideradas normais de sódio no organismo, que não sofriam de diabetes, obesidade ou insuficiência cardíaca. Após as observações, cerca de 11,5% dos indivíduos desenvolveram a patologia.
De acordo com os cientistas, o risco de insuficiência cardíaca aumenta em 39% quando o nível de sódio é superior a 143 mmol/L na meia-idade.
Caso a quantidade de sal for entre 142,5 e 143 mmol/L, há um aumento de 62% nas hipóteses de desenvolver hipertrofia ventricular esquerda – uma condição que reduz a capacidade do coração de bombear sangue e que pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca.
Por isso, não se arrisque e beba água.