Empreendedor, você tem uma boa marca?
Não é porque você é um empreendedor que não deve ter uma marca. Muito pelo contrário! É de extrema importância que seu negócio seja muito bem reconhecido e, para isso, é imprescindível que se tenha uma marca clara!
Lembrando que, em hipótese alguma, esse assunto é válido somente para grandes empresas, viu? Todo e qualquer empreendedor deve estar por dentro desse assunto, na teoria e na prática.
“Mas, Pri, o que compreende uma marca em si?” Vamos lá…
O universo da marca…
É bastante comum as pessoas confundirem marca com logo e, sim, são coisas diferentes, afinal, o logo faz parte da marca, mas ainda assim, não é tudo.
Você pode e deve, aliás, ter seu logo, ter toda sua identidade visual bem definida para te trazer maior reconhecimento e fixação na mente dos seus clientes, além de sair do amadorismo e ganhar destaque frente aos seus concorrentes.
Porém, isso ainda não é tudo!
Seu empreendimento precisa…
A construção de uma marca parte de uma análise completa, o que chamamos de branding, ou seja, você precisa saber muito além da representação imagética (símbolo) da sua empresa/empreendimento.
Você precisa saber questões como: missão, visão e valores da marca. Há um estudo chamado Golden Circle que diz a necessidade de saber o que sua empresa faz, como ela faz isso, mas mais importante do que essas duas coisas é o porquê ela faz!
Esse porquê está totalmente ligado ao que chamamos de propósito, em outras palavras, o que isso vai contribuir para um mundo melhor. É algo grandioso e impacta totalmente em ações da sua empresa.
Volto a dizer, esse posicionamento de marca, nada diz respeito somente a marcas conhecidas e de grande porte. Todas precisam ter essa cultura.
Outros pontos importantes de uma marca…
Talvez você já tenha ouvido falar em tom de voz. Pois bem, uma marca também possui esse tom de voz que é a maneira como ela vai se comunicar.
Há empresas que são mais divertidas e informais até mesmo na forma de falar, usando gírias e um vocabulário mais simples. Outras já buscam mais seriedade, são mais formais e, nesse caso, jamais utilizam de memes, por exemplo.
Mais acima comentei sobre o logo que é importante, pois também reflete os pilares da marca, através da construção do símbolo, das cores utilizadas e por aí vai.
Marcas que duram no tempo
A boa construção de marca gera o que? Marcas que duram no tempo, como é o caso da Cola-Cola, por exemplo, uma empresa que existe há muitos anos, tem sua comunicação gráfica bem definida, mas acima de tudo, seu posicionamento é claro.
A Coca-Cola não se posiciona como “uma marca de refrigerante”, apenas. Ela vende a felicidade, através do seu produto que está posicionado em grandes reuniões familiares ou grupos de amigos.
Além disso, onde quer que você veja um vermelho associado a refrigerante, automaticamente, pensará nessa marca.
Isso é ter uma marca!
Então, se você tem dúvidas, mas quer ter uma marca de acordo com todos esses aspectos, busque por profissionais que possam validar e ajudar a crescer essa sua marca.
O importante é dar o primeiro passo, rumo ao profissionalismo!