Entenda as funções de uma máquina de lavar

Entenda as funções de uma máquina de lavar

Aderir a uma máquina de lavar altera o cotidiano de qualquer lar, que passa a registrar economias de água e, em alguns casos, até energia.

Por isso, apresentamos algumas funções dessas ferramentas para você conhecer e usar. Confira!

Antes, você sabe qual o modelo da sua máquina de lavar?

Assim como em diversas outras categorias, as máquinas de lavar evoluíram consideravelmente nos últimos anos.

Versões mais recentes possuem cada vez mais funcionalidades e, por isso, antes de iniciar de vez sua leitura, é necessário saber a resposta da pergunta acima.

Existem diversas maneiras para descobrir isso, desde rótulos espalhados pelo produto até manuais de instrução e o contato com a fabricante.

A partir disso, você deve ter pistas sobre as utilidades oferecidas pelo objeto e, em seguida, as ações que você quer (e precisa) que ele execute.

Máquina de lavar
Máquina de lavar – PixBay

De maneira geral, o que fazem esses itens?

Se levarmos em consideração a maioria dos produtos disponíveis nos lares e mercados brasileiros, esses itens possuem três utilidades principais, conhecidas como ciclos, que servem para:

Lavar

O “modo clássico” oferece uma lavagem completa com sabão (em pó ou líquido) e, se necessário, complementos (como amaciante).

Para executar essa tarefa, a maioria dos objetos utiliza a agitação ou a centrifugação, descartando a água utilizada em um tanque ou em um sistema de encanamento interno.

Enxaguar

Como o nome sugere, funciona sem aditivos, apenas para molhar tecidos e tirar sujeiras superficiais.

Além disso, é complementar ao primeiro ciclo, retirando o sabão acumulado em sua primeira movimentação.

Centrifugar

Por fim, a ação de centrifugar fecha os três ciclos principais encontrados em uma máquina de lavar. Através desse nível, esses objetos giram as peças de roupa em alta velocidade visando diminuir o excesso de água e agilizar o processo de secagem.

Porém, vale destacar que esse movimento não faz com que seu conteúdo fique completamente seco.

Para que isso aconteça, é necessário utilizar versões mais completas, que sejam construídas com essa função.

E, mesmo assim, apesar de prático, alguns modelos tendem a utilizar mais energia para executar essa medida, exigindo ponderação por parte do usuário, que pode não estar disposto a investir nesse sentido.

A modernidade

O avanço da tecnologia permitiu a criação de produtos cada vez mais completos, com funções específicas para tecidos específicos como algodão, elastano, jeans, nylon e outros.

Além de otimizar a limpeza em si, essas ações aumentam a vida útil das peças, que se desgastam menos tanto na máquina de lavar quanto no corpo.

Em outros casos, essa evolução vai ainda mais além, com objetos sendo fabricados com opções direcionadas a cada peça, como edredons, meias, roupas íntimas e até tênis.

De modo geral, todas essas funções são acompanhadas por temporizadores personalizáveis, que permitem escolher o momento de iniciar e finalizar um ciclo da maneira que mais se adapte a cada rotina.

Dica!

Mesmo em uma máquina de lavar moderna é comum que tecidos mais sensíveis sejam prejudicados pelo processo de limpeza, principalmente em tecidos mais desgastados como camisas de time antigas e afins.

Por isso, para casos como esses, é sempre bom usar sacos de lavagem.

Siga o Click Bahia no Google Notícias e fique informado com os destaques do dia em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *