FIES 2022: governo libera novas vagas para o programa de financiamento estudantil!
Programa de financiamento estudantil Fies esta de volta em 2022! Governo lança novas vagas para quem quer estudar, fazer faculdade, mas esta sem dinheiro confira!
No mundo atual, todos nos sabemos que sem uma boa qualificação, fica muito complicado arrumar uma boa vaga de emprego no mercado de trabalho.
Mas, por outro lado, sabemos que estudar em uma boa faculdade é caro e passar nas federais bastante difícil e concorrido.
Pensando nisso, há alguns anos, foi lançado o programa FIES que ajuda estudantes que não tem como bancar seus estudos, com uma linha de crédito a juros baixos e tempo longo.
Entenda a seguir como irá funcionar esse programa que está sendo retomado pelo governo atual.
O que é o FIES 2022?
Indo direto ao assunto, o Fies é um programa do governo federal de financiamento estudantil, criado pelo MEC ha alguns anos.
O objetivo dele é promover a inclusão social através da educação, financiando estudantes com boas notas e querem cursar faculdade, cursos técnicos e mais.
Ao contrário de programas de bolsas como educa mais brasil 2022 ou quero bolsa, ele não te da descontos e sim paga tudo, porem você deve começar a devolver ao governo esse dinheiro assim que se formar.
Quem pode se inscrever nesse programa?
Atenção aos pré requisitos, pois existem muitos detalhes a serem notados. Algumas pessoas podem achar o processo um tanto quanto burocrático, mas é uma saída para evitar fraudes e mal uso do programa.
Podem se inscrever no programa:
- Estudante matriculado em cursos de licenciatura;
- Estudante com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio;
- Estudante que seja bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni) que opte por inscrição no Fies no mesmo curso em que é beneficiário da bolsa.
NÃO podem participar do Fies, os estudantes nos seguintes casos:
- Estiver com a matrícula trancada.
- Já tenha utilizado financiamento do FIES no passado.
- Estiver devendo ao Programa de Crédito Educativo (PCE / CREDUC).
- Possua o benefício de bolsa integral do ProUni.
- Possua bolsa parcial do ProUni em outro curso que não o da inscrição do FIES.
Como fazer a inscrição no Fies?
O processo é bem simples, mas é preciso ficar atento aos prazos.
O candidato deverá visitar o site do Sistema de Seleção do Fies e cadastrar o seu CPF, sua data de nascimento, uma senha para acessar o portal de seleção e um endereço de e-mail válido e em uso.
Esse site é interessante também, pois pode responder várias dúvidas dos candidatos ao programa.
Após o término do prazo de inscrições, os estudantes são classificados em ordem decrescente, conforme o desempenho obtido no Enem.
Se o universitário tiver participado de mais de uma edição do Exame, é considerada a que ele obteve a maior média aritmética.
O estudante que for pré-selecionado deverá acessar novamente o site do SisFies e terá um prazo de até cinco dias para realizar a inscrição, informando os dados de financiamento a ser contratado.
Estudantes com dívidas podem renegociar
Quem já sua o Fies, mas ficou devendo e parou de estudar, ainda tem chance de concluir o curso.
É que na última sexta-feira (7), o Presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e anunciou oficialmente a medida provisória que permite que estudantes em débito tenham desconto de até 92% no saldo devedor e parcelamento das dívidas em até 150 meses.
Considerações finais
Mais novidades sobre o Fies 2022 iremos adicionar na matéria em breve, ok? Não perca os prazos, fique por dentro sempre!
Por fim já falamos em outro artigo sobre o auxílio Brasil que é bem interessante. Se vocês tem sugestões e dicas podem deixar nos comentários!