Hábitos saudáveis na infância previnem doenças renais
Uma alimentação rica em fibras e vitaminas é um dos hábitos saudáveis que devem fazer parte da rotina de uma pessoa desde a infância.
Entre os diversos benefícios do consumo de frutas, verduras, legumes e da ingestão de água podemos destacar a prevenção de problemas renais.
Os rins são órgãos extremamente importantes para garantir uma vida saudável, porém alguns hábitos como o consumo exagerado de sódio e pouca ingestão de água pode vir a trazer problemas no funcionamento dos rins.
“Os rins são responsáveis por funções essenciais para a vida. São os órgãos do sistema excretor e osmorregulador, responsáveis pela filtração do sangue e controle do volume de água do corpo. Atuam também como seletores que limpam as impurezas do sangue”, ensina o nefrologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Jorge Portela.
A importância dos hábitos saudáveis
Cerca de 10% da população mundial tem doenças renais e muitas delas poderiam ter evitado o problema adotando hábitos saudáveis desde a infância.
Pais e responsáveis podem começar desde cedo a incentivar o consumo de alimentação saudável nas crianças e ensinado a consumir água regularmente.
O negrologista ainda pede para que fast foods sejam evitados. “É importante que os pais evitem levar os filhos em fast foods e incentivem uma alimentação mais saudável rica em fibras, frutas, verduras e legumes. Além de estimular o consumo de água”, recomenda.
O cálculo renal é um dos problemas nos rins mais comum, atingindo 15% da população mundial. A doença leva ao menos 5% dos pacientes a sofrerem de insuficiência renal, exigindo um transplante de rins.
Com hábitos saudáveis é possível evitar o cálculo renal, pois suas principais causas são: diabetes, a hipertensão arterial e a glomerulonefrite. Esta última é uma inflamação do glomérulo (unidade funcional do rim formada por um emaranhado de capilares) onde ocorrem a filtragem do sangue e a formação da urina.