INSS prorroga até julho de 2022 o prazo para prova de vida de aposentados
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou o calendário de prova de vida até julho de 2022, sendo assim, os beneficiários que não fizeram a prova de vida até o final de dezembro de 2021 não terão o benefício bloqueado, desde que sigam o calendário estipulado pelo órgão.
O texto publicado no Diário Oficial diz: “A partir de julho de 2022, em caso de ausência de comprovação de vida no mês de aniversário do titular do benefício, os créditos mensais da segunda e da terceira competências subsequentes serão encaminhados à rede pagadora com marca de bloqueio, inclusive para aqueles com mês de aniversário de janeiro a junho de 2022”.
Para quem não sabe, a prova de vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos e ocorre uma vez por ano, por isso, devem fazer a prova de vida os aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano.
O procedimento é feito no banco onde recebem o pagamento no mês de seu aniversário, a única exceção é para pessoas com mais de 80 anos, pessoas acabadas ou com dificuldade de locomoção que não precisam se deslocar até o banco, podendo solicitar o serviço de prova de vida domiciliar.