Quais são os modelos de queimadores de cooktop?
O cooktop já faz parte da cozinha de milhões de brasileiros. E um dos motivos desse produto de grande sucesso é a variedade de queimadores disponíveis no mercado.
Os modelos e marcas variam desde a quantidade de queimadores até a potência dos mesmos.
Há alimentos que precisam de mais calor e, consequentemente, maior potência dos queimadores para serem preparados.
Entretanto, outros alimentos são mais sensíveis e um fogo baixo só é possível com queimadores de baixa potência.
Fique conosco até o fim desse artigo e conheça mais sobre as possibilidades de modelos de queimadores de cooktop.
Potência dos queimadores
Há uma certa padronização entre os fabricantes de cooktop com relação à potência dos queimadores. Mesmo assim, há uma grande variedade de opções.
Ocupando o posto de queimador com maior potência e com maior poder de transferir calor para os alimentos é o ultrarrápido.
Esse queimador consegue ter uma potência superior a 3.000 Watts e pode ser encontrado nos formatos de tripla chama e quadrichama.
Dentre estas possibilidades se encontram queimadores tripla chama de 3.300 Watts, 3.600 Watts e 3.700 Watts.
Logo abaixo, estão os queimadores rápidos, os mais comuns e praticamente unanimidade nas principais marcas do mercado nacional.
Estes queimadores possem potência entre 2.000 Watts e 3.000 Watts. São ideais para a grande maioria do preparo dos alimentos de uma família comum.
Com um poder de transferência de calor mais limitado, temos os queimadores semirrápidos, que possuem uma faixa de potência entre 1.500 Watts e 2.000 Watts.
Já os queimadores auxiliares possuem potência de até 1.500 Watts e não então presentes em todos os modelos de cooktop do mercado.
Esse tipo de queimador foi feito especificamente para o preparo de alimentos sensíveis à temperatura, como molhos e chocolates.
Material das Tempres
Além dos queimadores, é muito importante analisar o tipo de material que protege o fogão e sustenta as panelas. Essa parte é chamada de tempre.
No mercado, há principalmente duas opções preferidas dos fabricantes: ferro fundido e aço esmaltado.
Muitos consumidores preferem a opção do ferro fundido por possuírem uma maior durabilidade. Porém, seu aspecto rústico e sem brilho não agrada todos os usuários.
Já a opção de tempres em aço esmaltado permite um acabamento mais delicado que chama bastante atenção na cozinha.
Mas há alguns relatos de consumidores que esse tipo de material não deixa a panela bem fixa acima do cooktop, o que pode favorecer escorregamento e possíveis acidentes.
Quantidade de queimadores
Com o aumento gigantesco de moradias de pequeno porte no país, como flats, estúdios e apartamentos, quarto e sala, os espaços da cozinha estão cada vez inferiores.
E, com isso, os grandes fogões que existiam antigamente estão dando espaço para cooktops de modelos menores, com 4 bocas, 2 bocas e até de 1 boca.
Alguns outros eletrodomésticos contribuem para a diminuição do número de queimadores nos cooktops, como as cafeteiras elétricas, chaleiras elétricas e as pipoqueiras elétricas.
Principais marcas do mercado
Algumas marcas são bastante tradicionais no mercado e podem trazer mais segurança e credibilidade para os consumidores.
Com anos de atuação na área de fogões, a fabricante Dako se destaca no seguimento com modelos de fogões com variedades de queimadores, sejam ultrarrápidos, rápidos e semirrápidos.
Já a fabricante Suggar, além dos queimadores de potências altas, dão aos usuários a opção de queimadores auxiliares, com apenas 950 Watts de potência.
Outra fabricante de destaque no segmento de cooktops é a Brastemp. Com possibilidades de alta potência, seus queimadores de 3.000 W e 1.800 W são excelentes para preparos rápidos e em grande quantidade.