O que pensa sobre a vacinação infantil?
Esse é um assunto que está em pauta e bem polêmico: a vacinação infantil contra a Covid-19. Você que é mãe ou pai, vai vacinar seu filho que tenha de 5 a 11 anos, contra a Covid?
Muitas pessoas se viram na dúvida, depois da ocorrência de um menino de uma cidade do interior de São Paulo (Lençóis Paulista) que sofreu um problema de saúde, após tomar a vacina.
Inclusive, por conta disso também, “vacinação infantil” foi um dos termos mais buscados segundo um site de análises, o Google Trends.
Sobre esse caso…
A Pfizer, empresa farmacêutica multinacional, trouxe uma declaração pública explicando que a vacina já foi aplicada em outras crianças, uma margem consideravelmente alta, e que nenhuma apresentou qualquer tipo de problema nessa gravidade.
No contraponto, a prefeitura da cidade em que houve esse caso, optou por parar a vacinação, ao menos por uma semana, para analisar a situação.
Uma investigação foi aberta e de acordo com a divulgação da CNN, foi descartada no caso do menino de Lençóis Paulista, qualquer relação do problema com a vacina.
Especulações
O que é certo são as milhares de especulações, pois há pessoas contra e pessoas a favor da vacinação. Vale lembrar que, a tecnologia e a ciência têm avançado rapidamente, providenciando diversos tipos de testes.
Uma parcela da população se questiona sobre a vacinação infantil do Covid, mas fica a reflexão: e as demais vacinas sempre aplicadas, como a da gripe que é bastante comum, mas nunca foram questionadas por qual razão?
Reações à vacina?
Bem, os especialistas alertam que, assim como outras vacinas, essa não será diferente e pode dar reações às crianças. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, mal-estar, dor muscular, ou seja, efeitos ditos por normais.
Além disso, há também a possibilidade de a criança ser imunizada e não sentir nada. No entanto, se tiver reação, em poucos dias melhora, segundo os imunologistas.
Pfizer autorizada. E a Coronavac?
Por enquanto, só a Pfizer pode ser aplicada, mas tudo indica que muito em breve, haverá a liberação da Coronavac também para crianças.
E aí, mães e pais, como proceder?
Em caso de dúvida sobre a vacinação infantil contra a Covid-19, o mais indicado é que cada pai e mãe busque orientação do médico da criança. Dessa forma, você se sentirá mais confortável a tirar dúvidas com um profissional de sua confiança.
No mais, a escolha é individual sobre tomar ou não tomar, mas ainda assim, independente da escolha, é ter ciência sempre dos cuidados ao lavar as mãos, uso de máscara, principalmente porque em breve teremos a volta às aulas.
Alerta!
Cuidado com fake news! Procure fontes confiáveis para obter suas informações e profissionais competentes para te ajudar, caso você ainda tenha dúvida sobre a vacinação do seu filho. Combinado?