Óleo de Abóbora: o que é e para que serve
O óleo extraído das sementes da abóbora tem propriedades amplamente reconhecidas na saúde e em particular no conforto urinário masculino.
Rico em fitoesteróis, tem uma ação benéfica no funcionamento da próstata e participa no bom funcionamento urinário.
A semente de abóbora é um dos poucos ativos que a OMS (Organização Mundial de Saúde) reconheceu a utilidade por sua ação sobre os inconvenientes associados à hipertrofia da próstata.
É, portanto, um grande aliado para melhorar o conforto urinário e prostático, desde os primeiros sinais de desconforto.
O que é o óleo de abóbora?
A abóbora (Cucurbita pepo), também chamada de moringa, pertence à ordem Cucurbitales, à família Cucurbitaceae e ao gênero Cucurbita.
A espécie Cucurbita pepo agrupa várias subespécies e é dividida em seis variedades que diferem pela cor de seus frutos e cujos representantes são muitas abóboras, incluindo abobrinha, abóbora cabotia, etc.
As abóboras são plantas nativas da América. As escavações arqueológicas atestaram que os mexicanos as cultivavam há 8000 ou 10 000 anos.
Hoje em dia, elas são cultivadas na Ásia, Europa e América quando o clima é quente ou temperado e também crescem na natureza na África.
A abóbora só chegou à Europa e às Ilhas Britânicas no século XVII e à Rússia apenas no século XIX. Existe nos Balcãs, Turquia e Itália desde o século XVI.
As abóboras são cultivadas principalmente na Áustria, Hungria e México pelas suas sementes. A variedade Cucurbita pepo é mais interessante na medicina pelo seu óleo.
A abóbora é uma planta herbácea anual com caules longos e rastejantes que terminam em grandes flores amarelas.
As suas folhas são divididas em 5 lóbulos, mais ou menos distintos, e estão cobertas de pêlos rígidos. A parte usada para fazer óleo de abóbora é a semente seca.
Qual é a composição do óleo de semente de abóbora?
É composto por ácidos palmítico, esteárico e oléico (15 a 48%), linoleico (35 a 68%), tocoferóis, esteróis, esqualenos.
A abóbora também é rica em carotenóides (zeaxanthine, luteína, β-caroteno), álcoois (cucurbitol, poliálcool, mio-inositol), ácidos carbonatos, aminoácidos (GABA, thylaparagina, citrulina e cucurbitina).
Também podemos notar a presença de carboidratos (6 a 10%), proteínas (albumina, globulina) e minerais (4 a 5%): fósforo, cálcio, magnésio, ferro, cobre, manganês e selênio.
Quais são os benefícios do óleo de semente de abóbora?
As sementes são conhecidas por suas propriedades antihelmínticas e antistosomial (doença parasitária tropical) na forma de extratos secos ou consumidas diretamente. Esta propriedade se deve à ação da cucurbitina.
As sementes de Cucurbita pepo também têm sido usadas há muito tempo na medicina tradicional como suplementos alimentares para seus aspectos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Em particular, permite normalizar o teor de glutationa sanguínea. Portanto, pode ser um ativo importante no equilíbrio cardiovascular.
Eles também têm a capacidade de melhorar os sintomas do trato urinário inferior inerentes à síndrome da hipertrofia benigna da próstata e possuem atividade antiandrogênica (diminuição da atividade dos hormônios androgênicos).
Vários estudos em humanos mostraram efeitos benéficos da suplementação do óleo de semente de abóbora na melhoria da qualidade de vida e diminuição dos níveis de DHT (dihidrotestosterona) no tecido da próstata.
Uma diminuição do PSA (antigénio específico da próstata), uma glicoproteína produzida pelas glândulas da próstata, também pode ser observada rapidamente após a ingestão de óleo de semente de abóbora.
O aumento da PSA está frequentemente associado a uma doença da próstata. Seu uso também é interessante em vários distúrbios de micção (disúria, polaquiúria, bexiga irritável ou neurotônica) em homens e mulheres.
Impotência e disfunção erétil podem ocorrer em caso de inflamação da próstata (prostatite). O uso de óleo de semente de abóbora pode, portanto, limitar esses problemas.
Benefícios Para a Pele
Rico em ácidos gordos essenciais e em particular em Ómega-3 (cerca de 12% de ácidos alfa-linolênicos) e em vitaminas B, C e E, este óleo tem propriedades muito nutritivas para a pele.
Também tem propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas muito fortes. Por quê? Porque contém um composto muito especial: um aminoácido chamado cucurbitina.
Anti-inflamatório, a cucurbitina inibe poderosamente a síntese de histamina. Reduz a fragilidade da pele e a sua propensão a ficar irritada.
Portanto, o óleo de semente de abóbora tem muitos benefícios para a pele, principalmente para a pele reativa que tende a inflamar facilmente.
Reduz o Risco
As sementes de abóbora são uma semente vegetal que ajuda a reduzir o risco de câncer da mama em mulheres na pós-menopausa.
Pesquisas adicionais realizadas pelo Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Rostock, na Alemanha, revelaram o valor nutricional das sementes de abóbora para possivelmente prevenir e tratar o câncer de mama.
O seu uso é promissor tanto para homens como para mulheres – as sementes de abóbora também podem reduzir ou inibir o crescimento de células cancerígenas da próstata.
Efeitos colaterais do óleo de semente de abóbora
Não há contra-indicações para o consumo de óleo de sementes de abóbora e os únicos efeitos colaterais que podem ser observados são certas desordens gastrointestinais em doses muito altas (várias gramas por dia).
Os dados de pesquisas relatam transtornos como náuseas ou diarreia, que podem estar relacionados às propriedades laxantes do óleo de semente de abóbora.