Saiba tudo sobre o Óleo de Lorenzo Benefícios e Indicações
Você já deve ter ouvido falar no óleo de lorenzo, um produto indicado para o tratamento de adrenoleucodistrofia. Para quem não conhece, esta enfermidade é uma doença genética rara também conhecida pela sigla ALD.
Esta doença está ligada ao cromossomo X, transmitido da mãe para os filhos homens. A adrenoleucodistrofia atinge diretamente as glândulas adrenais, que produzem o harmônio adrenalina, o sistema nervoso e os testículos.
O óleo de Lorenzo foi desenvolvido por Augusto e Machaela Odone, pais de Lorenzo Odone portador da doença.
O caso dos pais que conseguiram criar um remédio para interromper a evolução da doença chegou a ser descrito em um filme “Óleo de Lorenzo Filme“.
Benefícios do Óleo de Lorenzo
O óleo de lorenzo foi desenvolvido para evitar a progressão da doença que é degenerativa. Se a criança desenvolve a adrenoleucodistrofia nos primeiros meses de vida, segundo a medicina, a expectativa será de viver até os 5 anos.
Se a doença se manifestar entre os 4 e 10 anos a expectativa desse garoto será de viver por aproximadamente mais 10 anos.
Agora se a adrenoleucodistrofia só se manifestar na vida adulta, ele poderá viver por muitas décadas, mas terá que aprender a conviver com a deterioração do sistema nervoso.
Os benefícios do óleo de Lorenzo é retardar essa degeneração do sistema nervoso, isso acontece por conta da sua composição que tem trioleato de glicerol e trierucato de glicerol derivados de ácidos oleicos e erúcico.
O óleo de lorenzo vai ajudar a normalizar os níveis de ácidos graxos acumulados no cérebro e na glândula supra-renal de que tem a adrenoleucodistrofia.
Utilizando este medicamento é possível que os pacientes assintomáticos tenham a doença no grau degenerativo e já nos que já possuem a doença, é possível melhorar a qualidade de vida. O óleo de lorenzo não cura a doença.
Indicações do Óleo de Lorenzo
As indicações para o óleo de lorenzo é exclusivamente o tratamento da adrenoleucodistrofia. Como falamos o medicamento não gera a cura, mas retarda a degeneração do sistemar nervoso e melhora a qualidade de vida.
Os principais pacientes que tomam o óleo de lorenzo são crianças que ainda não possuem nenhum sintoma da doença. Tomando de 2 a 3 ml de óleo de lorenzo por dia é possível evitar que os sintomas se desenvolvam.
A dosagem tem que ser indicada pelo médico que vai perceber qual é o estado da adrenoleucodistrofia que o paciente se encontra. Este estado de saúde levará o médico a aumentar ou diminuir a quantidade de óleo de lorenzo.
Esta medicação não deve ser utilizada em outros problemas de saúde, mesmo que degenerativos, consulte sempre um médico e jamais tome o medicamento por conta própria.
Mulheres gestantes ou lactantes não podem consumir óleo de lorenzo, e este é um cuidado interessante que se deve tomar.
Mesmo podendo passar a doença para o filho, a grávida não pode tomar o óleo, pois não há nenhum estudo que garanta que o bebê não terá o problema.
Outra contraindicação é para pacientes com o número baixo de plaquetas no sangue, assim como quem tem neutropenia ou trombocitopenia.
Jamais tome o óleo de Lorenzo sem indicação médica, pois o acompanhamento da adrenoleucodistrofia tem que ser constante.