PIS/Pasep 2022: Confira o calendário para saque do abono salarial
Trabalhadores voltarão a receber o PIS/Pasep 2022 e o calendário de pagamento já foi divulgado.
Em 2021, o governo não fez o pagamento do abono salarial em razão da pandemia, que exigiu vários remanejamentos de orçamento para o pagamento de benefícios como o Auxílio Emergencial.
Agora já é possível saber que o abono voltará a ser pago este ano para todos os que tiverem o perfil para receber.
Quem tem direito ao PIS/Pasep 2022?
Para ter direito ao PIS/Pasep 2022 é preciso ter o seguinte perfil:
- Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Qual o valor do Abono salarial?
Desde 2015 o cálculo do valor do PIS/Pasep mudou, agora o trabalhador recebe valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão.
O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.
Calendário do PIS/Pasep 2022
O próximo calendário, relativo ao ano-base 2020, terá início em janeiro de 2022, conforme Resolução CODEFAT nº 896, de 23 de março de 2021.
Ou seja, começarão a ser pagos este ano os trabalhadores que tinham direito de receber o PIS/Pasep 2021 com o ano-base de 2020.