Piso de taco: ainda vale a pena?
O taco de madeira é um piso que foi muito usado nas casas brasileiras das décadas de 50 e 60, feito com madeira e tábuas maciças e disponível em diversas tonalidades e tamanhos.
Considerado um revestimento clássico, ele está voltando para os projetos de arquitetura, sendo ideal para quem quer uma decoração retrô ou deseja misturar elementos antigos e contemporâneos.
Contudo, é comum que depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, surjam algumas dúvidas em relação ao revestimento.
Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje especialmente para falar sobre o piso de taco e se ele ainda vale a pena.
O que é o piso de taco?
Como falamos, o piso de taco é feito com madeira e tábuas maciças, possuindo diversos tipos, formatos e tamanhos.
Ele foi febre nas casas mais antigas, das décadas de 50 e 60, mas hoje em dia também está presente em apartamentos e novos projetos de arquitetura.
As espécies de madeira mais utilizadas para sua fabricação são cumaru, ipê, peroba, jatobá, marfim, carvalho, etc, sendo comum utilizar as que não tinham o tamanho adequado para virar assoalho.
Quando falamos no tamanho, o taco de madeira tem dimensões fixas, sendo que a largura e o comprimento, na maior parte dos casos, são múltiplos, ou seja, 7×35 cm, 7×42 cm, 10×40 cm, etc.
Além disso, uma das principais características de um piso de taco é sua paginação, que pode ser feita em seis formas diferentes: diagonal, amarração, espinha-de-peixe, escama-de-peixe e Chevron.
Quais as vantagens do piso de taco?
Considerado um material muito resistente e fácil de limpar, o taco ainda oferece diferentes possibilidades de usos, disposições, etc, sendo um ótimo investimento na valorização de seu imóvel. Portanto, entenda melhor abaixo quais são suas principais vantagens:
Conforto térmico e acústico
Ele é ideal para manter a temperatura do ambiente confortável, tanto no inverno quanto no verão. Além disso, graças à sua constituição, o taco consegue absorver os impactos e ruídos no ambiente, sendo ideal para quem prefere um espaço mais silencioso.
Beleza
Outra vantagem é a estética marcante do piso de taco, promovendo aconchego e elegância aos ambientes.
Por existirem diferentes opções de paginação, o material é muito versátil, podendo combinar tanto com decorações em estilo clássico quanto moderno.
Além disso, existem várias cores de madeira que podem oferecer diferentes sensações para os cômodos.
Fácil de limpar
A limpeza do piso de taco é bem simples, exigindo pouco tempo e sem a necessidade de produtos químicos e inúmeros itens de limpeza.
Aqui, uma vassoura de cerdas macias já é suficiente para retirar a poeira. Mas, se quiser uma limpeza mais profundo, basta umedecer um pano em água e passar pelo piso com o rodo.
Durabilidade
É importante adquirir o piso de taco com uma empresa especializada e renomada, pois assim ele terá qualidade padrão ABNT. Isso significa que sua vida útil pode ultrapassar 50 anos, garantindo um excelente custo-benefício.
Valorização do imóvel
Outro ponto importante é que o piso de taco possui alta qualidade e quando bem conservado, é capaz de valorizar o imóvel, caso você deseje vender ou alugar no futuro.
Além disso, ele consegue agradar tanto os mais jovens quanto os que preferem um estilo mais clássico.
Possibilidade de restauração
Por fim, para dar aparência de novo ao piso, basta lixar ou raspar a superfície e aplicar um verniz, sendo que isso não é possível com outros tipos de revestimento.
Portanto, é uma opção que dura muitos anos e ainda pode ser renovada, ou seja, não fica com aparência desgastada, além de ter fácil manutenção.
Como é a instalação do piso de taco?
Para realizar a instalação do piso de taco é necessário ter um contrapiso bem seco e nivelado, a fim de evitar que ele rache ou empene.
Além disso, a superfície também precisa estar seca para receber o piso, pois caso contrário, o revestimento pode estufar. Sendo assim, o ideal é aguardar, pelo menos, 10 dias antes de realizar sua instalação.
Sua fixação deve ser feita com cola de alta resistência especial ou cola PVA, sendo que quanto mais grossos os pisos, mais tempo eles duram, além de permitir restaurações.
Ainda vale a pena o piso de taco?
Então, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que sim, ainda hoje vale a pena investir em um piso de taco.
Isso porque, ele tem estilo atemporal, podendo ser muito bem aproveitado ao longo dos anos, sem sair de moda ou deixar o ambiente pesado.
Além disso, a madeira é um piso considerado quente, tornando os espaços mais aconchegantes e confortáveis, ao mesmo tempo que cria um visual único e extremamente charmoso para seu novo imóvel.
Portanto, nossa dica é contar com a ajuda de um profissional especializado, como o arquiteto ou designer de interiores, para criar um projeto totalmente personalizado e com bom gosto.