PIX completa 1 ano e supera todas as transações bancárias
As transações bancárias via PIX completaram 12 meses registrando 7 bilhões de envios e recebimento de dinheiro entre contras, que juntas somam R$ 4 trilhões em movimentações.
Para Breno Lobo, Gerente de gestão e operações do PIX no BACEN, o sucesso das operações se deve ao sistema robusto sem grandes problemas, apenas com falhas pontuais no início da operação. “Temos hoje cerca de 350 milhões de chaves cadastrados. Comparado ao sistema de pagamento instantâneos de outros países, o PIX foi o mais rápido (maior velocidade), com uma média de 30 transações por brasileiro no primeiro ano”, destaca.
Os dados do PIX são impressionantes! No segundo trimestre de 2021 foram registradas mais de 3 bilhões de operações, enquanto o PIX registrou 1,9 bi no mesmo período. Ao todo, mais de 100 milhões de pessoas já utilizaram o PIX, o que corresponde a 62,4% da população adulta.
E não são só as pessoas físicas que estão aproveitando este jeito novo de movimentar dinheiro. As empresas B2B também estão utilizando este método rápido e gratuito de enviar e receber pagamentos.
Para o universo business, já são 7,9 milhões (55%) de empresas cadastradas no sistema financeiro (SFN) para utilizar o PIX em suas movimentações. Comprovando o movimento de migração para o novo sistema, as transações P2B estão em crescimento desde seu lançamento, em outubro foram registradas mais de 150 milhões.
“Queremos estimular as pessoas a utilizarem as chaves QR code para a transição de PIX, e é desta forma que os boletos poderão se modernizar, adicionando velocidade a um modelo tradicional de vendas, que aqui chamamos de Bolepix”, afirma Breno.