Prova de vida online: Quem pode fazer e calendário
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem escolhido alguns beneficiários para fazer a prova de vida online e aqui você vai aprender o passo a passo de como descobrir se você está entre os aposentados aptos para este processo digital.
Para quem não sabe, aposentados pelo INSS precisam comprovar todos os anos que estão vivos e assim evitar o pagamento irregular de aposentadorias para terceiros.
Respeitando um calendário organizado pela Previdência Social, o aposentado vai até a agência bancária onde recebe o benefício, leva suas documentações pessoais e comprova que está vivo para continuar recebendo os valores mensais.
Quem pode fazer prova de vida online
Para alguns beneficiários está disponível a prova de vida online. Ou seja, o aposentado não precisará mais ir até a agência bancária.
Mas não são todos os aposentados que terão essa facilidade. A grande maioria continuará sendo obrigada a ir uma vez por ano fazer a prova de vida pessoalmente.
Sem determinar qual é o perfil escolhido para a prova de vida digital, a Previdência informa apenas que as pessoas aptas para este serviço serão informadas através de mensagem de texto (SMS) no celular, e-mail, pelo portal ou pelo aplicativo Meu INSS.
Como saber se posso fazer prova de vida digital
O INSS alerta que enviará o SMS somente pelo número 280-41 dando o passo a passo de como o beneficiário deve proceder para comprovar que está vivo.
Caso o aposentado receba a mensagem por outro número, desconsidere pois pode ser fraude. Na dúvida, entre em contato com o INSS pelo número 135.
Outra forma de saber se está habilitado para fazer a prova de vida pela internet é baixando o aplicativo “Meu INSS”. Por lá o beneficiário consegue encontrar essa informação.
Como fazer prova de vida online
A prova de vida será feita pelo app “Meu INSS”. Ao abrir o aplicativo o aposentado verá a frase “Chegou a hora de fazer sua prova de vida! Faça agora, pelo celular, sem precisar sair de casa”.
Clicando ali será possível completar o procedimento clicando em “realizar validação”, aceitar autorização, permitir que o aplicativo tenha acesso à câmara, preencher o que for solicitado e prosseguir.
São poucos passos que incluem o envio de uma foto e a confirmação de alguns dados. Ao concluir, uma notificação será enviada para confirmar que o processo está validado.