Quais os Melhores Materiais para Móveis Planejados?

Quais os Melhores Materiais para Móveis Planejados?

Com certeza os móveis planejados vieram para ficar, sendo uma tendência no design de interiores e decoração.

No entanto, depois de encontrar a casa ou apartamento dos sonhos com a imobiliária, é importante já iniciar o planejamento para aproveitar o novo lar o mais rápido possível.

Nesse sentido, a escolha dos móveis merece uma atenção especial, principalmente quando falamos do tipo de material utilizado na fabricação.

Afinal, ele deve contar as características certas para garantir a boa durabilidade, resistência e beleza dos móveis.

Mas, sabemos que nem todo mundo sabe como escolher o melhor e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas importantes sobre os materiais mais indicados para os móveis planejados.

Quais os Melhores Materiais para Móveis Planejados?

1. Conheça os tipos de material

O primeiro ponto é conhecer quais são os principais tipos de materiais indicados para a fabricação de móveis planejados, suas vantagens e desvantagens. Confira abaixo:

MDF

O MDF é o material mais conhecido, sendo uma chapa mais pesada e que possui boa absorção de tinta. Sendo assim, é muito utilizado em móveis usinados, além de aceitar diferentes tipos de cortes e acabamentos.

Contudo, possui baixa resistência à umidade e suporta menos peso quando comparado com o MDP, que vamos falar abaixo.

MDP

O MDP é formado por duas camadas externas mais rígidas e a camada do meio menos rígida. Sendo assim, o material possui boa resistência a empenamentos e deformações, sendo mais indicado para as estruturas dos móveis, visto que apresenta melhor ancoragem de parafusos.

Antigamente ele era considerado um material de baixa qualidade, mas graças à tecnologia tornou-se um grande destaque.

Madeira pinus

Essa madeira se adapta aos mais diferentes ambientes, possuindo tonalidade bem clara e que se encaixa em diferentes estilos de decoração.

Quais os Melhores Materiais para Móveis Planejados?

Além disso, é fácil de manusear e dar diferentes tipos de acabamentos, possuindo ótima qualidade. Vale lembrar ainda que possui excelente custo-benefício.

Aço inoxidável

Existem outros materiais que fogem da tradicional madeira, como é o caso do aço inoxidável.

No entanto, ele não é considerado tão sustentável devido ao seu processo de fabricação, ainda que possa ser reciclado.

Vale ressaltar que como possui boa resistência à corrosão, umidade e tem boa vida útil, ele é mais utilizado para fabricar móveis para ambientes externos.

Plástico

Por fim, o plástico é um material leve, que oferece uma grande variedade de cores, sendo barato, mas infelizmente bastante poluente. Além disso, ele não é tão resistente ao tempo.

2. Considere a resistência

Para escolher o material ideal, é importante que você considere sua resistência, pois de nada adianta ele ser bonito, se não durar. Em geral, esse tipo de produto tem mais qualidade e dá menos dor de cabeça no futuro.

Inclusive, mesmo quando os móveis são desmontados e montados novamente, ele se mantém intacto, apresentando uma longa vida útil e persistente.

Portanto, não deixe de observar a resistência na hora da compra.

3. Analise a durabilidade

Outro ponto importante é que certos móveis planejados, como gavetas, bancadas, prateleiras e outras superfícies precisam passar por um teste de durabilidade para avaliar o peso e tração.

Quais os Melhores Materiais para Móveis Planejados?

Inclusive, é essa análise que irá garantir que você adquira um produto de boa qualidade e com longa vida útil.

Afinal, esses exemplos que citamos são usados com muita frequência e precisam ser duráveis.

4. Pense na praticidade

Vale lembrar ainda que os materiais escolhido para seus móveis planejados precisam ser práticos no dia a dia, tanto em relação à combinação com a decoração quanto com a facilidade de limpeza.

Além disso, o material também precisa ser fácil de manusear. Afinal, de nada adianta investir em um móvel bom e bonito, se ele não for funcional e prático durante suas atividades cotidianas, seja na cozinha, quarto ou banheiro.

5. Priorize a qualidade

Não podemos deixar de lembrar ainda que a qualidade do material deve ser prioridade. Isso engloba todos os itens que citamos acima, ou seja, ele deve conter todas essas características para ser considerado de boa qualidade.

Além disso, também é importante considerar a qualidade dos puxadores, dobradiças e trilhos, que também irão impactar na usabilidade dos móveis.

6. Observe o acabamento

Por fim, o acabamento dos móveis é outro aspecto relevante, que deve ser feito com materiais de alto padrão e qualidade.

Com isso, o móvel se torna mais durável, resistente e, simultaneamente, flexível, visto que o acabamento aumenta sua vida útil e contribui para a conservação da matéria-prima.

Da mesma forma, é necessário observar se o acabamento é adequado para o uso e se suporta as atividades dos moradores.

Então, agora que você conhece os principais materiais para fabricar móveis planejados e o que considerar na hora de escolher o que irá utilizar, já pode conversar com seu arquiteto ou designer de interiores.

Dessa forma, você garante uma escolha mais adequada que irá atender às suas necessidades, preferências e orçamento.

Siga o Click Bahia no Google Notícias e fique informado com os destaques do dia em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *