Quem Tem Direito ao PIS 2023? NOVAS Regras em Vigor
Com as mudanças no abono salarial anunciadas pelo governo no começo de 2022 muitos trabalhadores passaram a ter a dúvida: quem tem direito ao PIS 2023?
A dúvida é muito comum, pois as regras afetarão diversos profissionais, por isso vamos te ensinar quais são as novas regras para poder receber esse que é um dos principais benefícios trabalhistas.
Quem tem direito a receber o PIS 2023?
Antes bastava ter 30 dias de registro em carteira no ano-base para ter direito a receber o PIS 2023, mas agora as regras mudaram.
Só terá abono salarial o trabalhador que ficar seis meses ou mais em uma empresa. Com isso, os trabalhadores temporários deixam de receber o abono, assim como quem é desligado da empresa assim que acaba o período de experiência.
Mas a condição para receber o PIS não é só essa: O governo ainda determina que para receber o abono é:
- ter cinco anos de cadastro no PIS,
- não receber mais do que dois salários mínimos por mês,
- estar com os dados devidamente cadastrados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Se você tem todos esses requisitos, a boa notícia é que sim, você tem direito a receber o PIS 2023 e poderá verificar a tabela disponibilizada pela Caixa Econômica para saber quando o valor será depositado para você.
A Caixa começa a pagar o PIS em julho, e os pagamentos seguem até junho do próximo ano. É importante ficar atento ao calendário para não perder o prazo de resgatar o benefício.