Como realizar sonhos SEM fazer dívidas? É possível?
Todo mundo tem um grande sonho. Seja fazer uma viagem internacional, morar no exterior, comprar aquele carrão ou ter a casa própria.
Sonhar faz parte da vida. É o que dá motivação, inspiração e determinação às pessoas.
Quem está em busca da realização de um sonho não desiste fácil. Faz planos, batalha e persevera até alcançar o objetivo. Essa é a fórmula ideal para obter o que tanto deseja.
Mas o caminho, quase sempre, é cheio de obstáculos.
Muitas vezes os sonhos estão ligados a bens materiais e, nesses casos, é preciso ter dinheiro, ou muito dinheiro, para conseguir realizá-los.
Mas, mesmo assim, é possível alcançá-los, inclusive, sem fazer dívidas. Veja abaixo quais são os caminhos que podem ajudar você a descobrir como realizar sonhos sem fazer dívidas:
Planejamento familiar
Planejar os gastos e orçamentos da casa é uma forma de ter controle e domínio da vida financeira e entender, de forma precisa, como realizar sonhos sem fazer dívidas!
Para a maioria das famílias brasileiras, grande parte do orçamento, ou até mesmo ele todo, é voltado para pagamento de despesas familiares, como conta de água, luz, gás, aluguel, condomínio e alimentação.
Segundo dados publicados em outubro deste ano, no site da CNN Brasil, 79% das famílias brasileiras estão endividadas – número recorde desde 2010, quando a Confederação Nacional do Comércio começou a fazer o levantamento.
A pesquisa divulgada pelo Serasa, responsável por avaliar e analisar créditos, apontou que, em agosto deste ano, 67 milhões de brasileiros estavam inadimplentes.
A maioria – 72% – não conseguiu quitar as contas básicas do mês, como água e luz.
É possível mudar essa realidade por meio do planejamento familiar e, fazer uma planilha discriminando os gastos é o primeiro passo para entender como anda a saúde financeira do lar.
Outro passo é abolir a culpabilidade. A organização das finanças deve ser coletiva e não se deve transferir para o outro a responsabilidade sobre os gastos.
Trabalhar em união é a forma ideal para equilibrar as contas e parar de sonhar com dinheiro fácil.
Outro passo é traçar metas. Avaliar o que é necessidade para a família e priorizar o que se deseja a longo prazo.
Estipular conquistas é uma forma de abrir mão do que é supérfluo.
Saúde financeira
Para que a família esteja com a saúde financeira em dia, é preciso que todos estejam em sintonia.
Escolher, de forma coletiva, como abater as dívidas e definir as prioridades, é a melhor forma de dar grandes passos rumo a um saldo familiar positivo.
Abaixo, estão algumas dicas de como realizar sonhos sem fazer dívidas e colocar o sucesso financeiro mais perto da realidade:
- Pagamento à vista: Fazer compras à vista é uma forma de deixar o orçamento organizado, além da possibilidade de conseguir descontos e consequentemente poupar dinheiro.
- Evitar cartão de crédito: Os cartões de crédito são ótimos parceiros no momento do aperto, mas são traiçoeiros. É preciso utilizá-los com cautela e responsabilidade. Eles são responsáveis pelas mais altas taxas de juros. O uso inconsequente pode proporcionar perdas financeiras e comprometimento do orçamento.
- Economizar: Uma boa forma de economizar é pensar – várias vezes – antes de comprar qualquer coisa, se, de fato, o produto é necessário. Compras pequenas e corriqueiras, se transformam em grandes vilãs de qualquer orçamento. Aqueles baixos valores pagos hoje, amanhã e depois de amanhã, podem pesar muito no fim do mês.
- Ter consciência do padrão financeiro: é preciso ter os pés no chão. Ser refém dos desejos é perigoso. Extrapolar muito o orçamento do mês vai comprometer proporcionalmente as contas do mês seguinte. Por isso, é importante ter equilíbrio, e esse equilíbrio é a grande chave de como realizar sonhos.
Realizar sonhos pode ser mais fácil
Realizar o tão desejado sonho requer disciplina. O planejamento familiar é um dos pontos-(base) para chegar a essa conquista.
É o método que ajuda a alcançar o objetivo sem fazer dívidas. E esse é o desejo de todo mundo: Poder desfrutar do tão esperado sonho sem ter preocupação com o aperto financeiro.
Paralelo ao planejamento familiar, existem medidas que podem ajudar a acelerar a conquista do sonho.
Renda Extra
Uma boa maneira de acumular dinheiro para conquistar um sonho é buscar uma segunda fonte de renda.
Ter um segundo trabalho, como uma atividade autônoma, desafoga o orçamento. Tempo é dinheiro e aproveitar os momentos de ociosidade para gerar renda é sinônimo de lucratividade.
Além de lucrar, empreender em outra atividade pode ser o caminho para a descoberta de um dom e de uma forma de exercer algo que dê prazer.
Produzir artesanatos, por exemplo, pode gerar mais renda à família, e, também, ser uma terapia para tirar o estresse do dia a dia.
Guarde dinheiro
Fazer depósitos fixos, de forma programada, é uma boa maneira de conseguir realizar um sonho. A poupança é a forma de investimento mais comum, porém não tão vantajosa.
Os juros são baixos e, quase sempre, ficam abaixo da inflação, o que, a longo prazo, pode fazer com que o investidor tenha perdas.
É importante pesquisar para investir o dinheiro de maneira que tenha uma rentabilidade maior.
Consultar um gerente de banco ou de uma corretora de investimentos, pode fazer seus rendimentos aumentarem na hora da aplicação. Títulos do tesouro, por exemplo, são rentáveis e muito seguros.
Consórcios
Muitas pessoas têm dificuldades em guardar dinheiro e acabam não acumulando o montante necessário para alcançar seus sonhos.
Uma estratégia para não perder o foco é participar de consórcios, uma modalidade de compra em grupo.
De acordo com dados publicados em agosto deste ano pela Associação Brasileira de Administradores de Consórcio, os consórcios cresceram 11%.
O consórcio de imóveis, por exemplo, é o terceiro mais requisitado e ocupa 22% do total, atrás apenas dos consórcios de eletrodomésticos e veículos pesados.
Fredson Lima, representante de um escritório especializado em consórcios, explicou, em matéria do site Es Brasil, que essa modalidade de investimento não está interligada à taxa Selic – tarifa que regulariza os juros – o que não influencia no reajuste das parcelas.
Por isso, é vantajoso para quem tem grande parte da renda comprometida.
Prazeres momentâneos
Cair em tentação diante de um desejo momentâneo pode ser um obstáculo de como realizar sonhos.
Aquela comprinha despretensiosa pode acabar desfalcando uma parcela de consórcio, uma aplicação num investimento a longo prazo.
Uma boa maneira de não perder o foco é, durante o planejamento financeiro, reservar uma quantia para esta finalidade.
Escolher também em quais circunstâncias gastar, é uma forma de promover equilíbrio e se disciplinar na hora dos gastos.
Motivação
A motivação é o conjunto de emoções que provoca reações psíquicas, responsáveis pelo desempenho social. A motivação é o principal combustível para o desenvolvimento de ações e cumprimento de metas.
Desenvolver essas emoções internas e externas diariamente ajuda na conquista dos sonhos.
Um artigo publicado pelo Centro Universitário Leão, no Ceará, aponta que o sucesso está relacionado em manter a motivação sempre ativa.
Por isso é importante estar em constante movimento, elaborar metas e sempre ter autoconfiança. Acreditar no próprio potencial é uma forma de romper obstáculos.
A positividade também precisa estar presente. Enxergar as formas de enfrentar os problemas, por exemplo, é mais eficaz do que ficar focado apenas na dificuldade.
Por meio do pensamento motivacional é possível criar estratégias sem recuar nas metas. Aplicando a motivação às metodologias organizacionais é possível, sim, alcançar os objetivos.
A cada meta estabelecida batida o sonho fica mais perto de se tornar real e quando a conquista chegar, é só aproveitar.
Seguindo esses passos, a probabilidade de alcançar a vitória desejada sem aperto financeiro é gigante.