Melhores receitas para FAZER na panela de Arroz Elétrica
Algumas invenções facilitam o preparo de refeições, como a panela de pressão, a batedeira e a panela de arroz elétrica.
Essa última permite fazer arroz em poucos minutos e sem ocupar a boca do fogão.
Além disso, você não precisa supervisionar o preparo do arroz, já que a panela identifica quando o alimento está pronto e desliga automaticamente.
Com essas facilidades, a panela de arroz elétrica se tornou a queridinha de quem tem que preparar as refeições para a família.
Mas você sabe quem criou a primeira panela de arroz elétrica? Continue lendo este artigo para saber essa e outras curiosidades sobre este produto.
Ao final, você ainda vai conhecer dicas de receitas que podem ser feitas na panela de arroz elétrica.
Como surgiu e quem inventou a panela de arroz elétrica?
O arroz é um alimento que faz parte da gastronomia brasileira. Para muitos, a dobradinha arroz com feijão é a base de todas as refeições.
Apesar de saboroso, preparar o arroz é uma tarefa que exige atenção. Isso porque o prato pode ficar empapado se você colocar muita água.
Também é preciso prestar atenção no nível de água. Se o fogo não for desligado assim que a água evaporar, o arroz pode queimar.
Então, é preciso supervisionar o preparo do arroz para que o alimento seja preparado corretamente. Essa é uma atividade que toma tempo.
Para facilitar, você pode usar uma panela de arroz elétrica. Esse produto foi criado em 1955, pela empresa japonesa Toshiba.
O objetivo da marca era substituir as panelas de ferro fundido usadas pelas japonesas no preparo do arroz.
O produto fez muito sucesso, já que possibilitou o preparo do arroz sem supervisão. Isso quer dizer que a pessoa podia realizar outra atividade enquanto o arroz estava sendo feito.
A grande procura do público fez com que outras marcas criassem os seus modelos de panela de arroz elétrica.
Atualmente, existem diversas opções do produto nas lojas. Você encontra panelas de arroz menores, ideais para um casal e até mesmo modelos que preparam mais de 10 xícaras de arroz.
Como funciona a panela de arroz elétrica?
A panela de arroz elétrica possui um recipiente externo com isolamento de temperatura e uma resistência embutida na estrutura.
Tem ainda uma panela menor no interior e uma tampa que é normalmente feita de plástico ou vidro.
Quando você liga a panela, a resistência interna aquece a panela interna. Alguns modelos ainda permitem que você controle a temperatura e a função executada pela panela.
Uma vantagem de preparar a refeição na panela de arroz elétrica é os alimentos serem cozidos com o próprio caldo, preservando melhor os nutrientes.
Além disso, você não precisa supervisionar o preparo do arroz na panela elétrica.
Isso porque a própria panela identifica que a água foi totalmente absorvida pelo alimento e pode desligar ou entrar no modo “aquecer”, que mantém o arroz aquecido, mas sem queimar.
A panela de arroz elétrica gasta muita energia?
Uma preocupação comum de quem está pensando em comprar uma panela de pressão elétrica é se esse item consome muita energia.
Mas a resposta é “não”. É claro que o seu consumo de energia vai aumentar um pouco se você passar a utilizar uma panela de pressão elétrica.
Só que o gasto extra vai compensar o menor consumo do gás de cozinha, que está cada dia mais caro.
Além do mais, as panelas de arroz elétricas desligam automaticamente quando o alimento está pronto. Isso quer dizer que existe menos risco de queimar.
Quais são os modelos de panela de arroz elétrica?
Existem diversos modelos de panela de arroz elétrica. As opções mais simples possuem apenas um mostrador sendo ideais para quem está conhecendo o produto pela primeira vez.
Já as panelas de arroz elétrica com vários mostradores podem ter temporizador, controle de temperatura, funções pré-programadas para o preparo de diferentes receitas, entre outros itens.
A capacidade de preparo também é uma diferença nos modelos de panela de arroz elétrica. Você encontra opções de tamanho pequeno (2 xícaras), médio (5 xícaras) e grande (10 xícaras ou mais).
A primeira opção é ideal para quem mora sozinho, já que prepara a quantidade de arroz suficiente para duas refeições.
Já o tamanho médio é mais indicado para um casal ou família pequena.
Quem tem família grande deve optar por uma panela de arroz elétrica grande para que ninguém fique sem arroz, ou seja preciso repetir o preparo do prato.
Então, fique de olho no tamanho para escolher a melhor panela de arroz elétrica para você
Mas se você ainda está se perguntando como cozinhar arroz na panela elétrica, suas dúvidas terminam agora.
Como fazer arroz na panela elétrica?
A receita de arroz na panela elétrica não se difere muito da receita de arroz na panela comum, mesmo assim um passo a passo sempre é bem vindo.
O primeiro passo é ligar a panela e dourar o alho, depois disso você pode adicionar o arroz. Geralmente, as panelas de arroz já vêm acompanhadas por um copinho medidor.
Então você pode por a quantidade de copinhos que desejar, desde que corresponda com a capacidade da panela.
Se você olhar bem, pelo lado de dentro da panela, verá que ela possui algumas marcações em relevo.
Essas marcações lhe dirão a medida de água para a quantidade de arroz que você colocou na panela elétrica.
Após adicionar a água e o sal, basta tampar e se certificar que a opção “cozinhar” ou “cook” está selecionada.
Pronto, agora é só esperar. Assim que seu arroz estiver pronto, a panela mudará automaticamente da opção “cozinhar” para “aquecer”.
Assim, mesmo que você esteja fazendo alguma atividade longe da cozinha e demore mais do que o tempo de cozimento para voltar, seu arroz continuará quentinho e o melhor de tudo: sem queimar.
O que mais posso preparar na panela de arroz elétrica?
A panela de arroz elétrica é um produto que facilita o preparo das refeições. Esse era o objetivo da Toshiba, fabricante que criou a primeira versão do produto.
Apesar do nome, a panela de arroz elétrica pode ser usada para preparar diversos pratos. Alguns modelos até mesmo possuem funções pré-programadas para preparar carnes, legumes e sopa.
Conheça duas receitas que podem ser preparadas na panela de arroz elétrica.
Macarrão
Preparar macarrão na panela de arroz é muito mais fácil. Isso porque o prato já sai com molho e não faz bagunça na sua cozinha.
Você precisará somente refogar os ingredientes no molho da sua preferência no azeite extravirgem e acrescentar a água e o macarrão.
O calor da panela vai aquecer a água e cozinhar o macarrão. Não se preocupe com o excesso de água, a própria panela evapora o líquido e deixa o macarrão no ponto certo.
Se preferir, você também pode acrescentar requeijão e queijo ralado para deixar o macarrão bem cremoso.
Pão caseiro
Você sabia que é possível preparar até mesmo um pão caseiro na panela de arroz? Pois é, esse aparelho é realmente versátil.
Para o preparo, você precisará misturar os ingredientes da massa e deixar descansar por alguns minutos. Preste atenção para o ponto: a massa deve desgrudar dos dedos.
Faça bolinhas e coloque na panela de arroz. Deixe descansar por aproximadamente 90 minutos ou até dobrar de tamanho.
Ligue a panela de arroz no modo “cozinhar” e espere assar. Isso demora cerca de 40 minutos.
Lembre-se de olhar se os pães estão queimando por baixo quando completar 30 minutos que estão assando.