Restrição oculta no CPF veja se tem você dívidas desconhecidas
Com a crise econômica e com o atual padrão de vida brasileiro, muitas pessoas acabam ficando endividadas e passam a ter seu CPF cadastrado em órgãos de proteção ao crédito.
Como isso pode trazer algumas restrições, é bom poder realizar a consulta CPF no SCPC antes de realizar um pedido importante de crédito ou investimento, para garantir que você não seja frustrado por conta de um cadastro feito negativando o seu nome.
E se o seu CPF estiver negativado e seu nome “sujo”, como dizem, não tenha medo. No atual cenário de crise econômica vivido pelo país, é natural que muitas pessoas passem por essa situação.
Desde o “boom do crédito” na década passada, o número de inadimplentes só faz aumentar.
A questão é agir de forma a copiar as atitudes de quem segue pelo caminho certo e procurar formas de melhorar sua performance financeira.
E um primeiro passo no caminho certo é justamente conhecer a dimensão dos problemas que você terá de remediar, começando por quais restrições existem ao seu nome e CPF.
Como realizar a consulta CPF no SCPC Grátis
Como já noticiado pela imprensa desde a criação do site, o portal Consumidor Positivo realiza uma série de atividades em auxílio tanto para consumidores quanto para fornecedores de bens e serviços.
Entre essas atividades, está a possibilidade do consumidor acessar a sua atual situação frente órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Dessa forma, ele poderá ter uma melhor noção de como anda sua saúde financeira, e se planejar com mais eficiência para sanar seus problemas.
Para tanto, o consumidor deve acessar o site e lá realizar o seu cadastro. Os dados informados sempre serão tratados de modo sigilo, graças à política de privacidade do site.
Entre as informações necessárias ao cadastro, encontram-se o nome e CPF, e-mail, nome completo da mãe, data de nascimento, telefone celular de contato para que seja enviada uma mensagem de SMS a fim de confirmar os seus dados.
Depois do cadastro você terá que ativar a sua conta antes de chegar a ter acesso aos registros mantidos pelos órgãos de proteção ao crédito.
Note que colocar as suas informações atuais no site não vai ser o suficiente para atualizar os seus cadastros nas instituições a que você está filiado.
Para tanto, será necessário entrar em contato direto com cada empresa e atualizar seu registro.
E depois?
Sabendo como está a sua situação perante os órgãos de proteção ao crédito, você poderá até mesmo entrar em contato com os seus credores e negociar as dívidas que você tenha em aberto.
O próprio site do Consumidor Positivo ajuda a intermediar um contato entre o devedor e seus credores.
Essa ferramenta de muita significância social ajuda os devedores a manter um contato mais direto as empresas a quem eles devem.
Dessa forma, ao informar os seus dados, seus credores e a forma de contatá-los, você está se ajudando, dando um importante passo para sanar seus problemas econômicos.