Robôs: o novo melhor amigo do homem? Veja como a tecnologia tem mudado o comportamento

Robôs: o novo melhor amigo do homem? Veja como a tecnologia tem mudado o comportamento

Você já parou para pensar no quanto a tecnologia vem avançando e com ela, a existência dos robôs em diversos lugares, cada vez mais e para várias atividades?

Talvez, você ainda não tenha se questionado sobre isso, mas pare pôr alguns minutos e pense:  será que algum dia, o famoso “melhor amigo do homem”, os cães, e nesse caso até prolongaria aos gatos, perderiam seus postos para um robô?

Antes, deixe-me explicar mais sobre essa tecnologia que vem ganhando espaço no mundo todo.

A era dos robôs
Os robôs possuem diversas formas e modelos, esse é apenas um deles.

Os robôs

Até uns anos atrás, aqui no Brasil, robôs estavam dentro dos vídeos-games ou mesmo em brinquedos para justamente divertir as crianças. Embora robustos, mas sem falas, no máximo com luzes e só.

Hoje, pensar num robô vai muito além disso! E digo isso, porque um robô da atualidade é capaz de realizar tarefas de forma autônoma ou programada, como é o caso do aspirador que pode limpar sua casa.

Caso tenha se interessado por esse robô, um dos modelos conhecidos é o Braava Jet que limpa até com água, retirando possíveis manchas no chão. Interessante né?

Humanos substituídos?

Por muito tempo essa tecnologia vem sendo aperfeiçoada, principalmente, fora do Brasil. O intuito é poder ajudar e não meramente substituir. Por exemplo, dependendo da situação de risco, um robô pode ser acionado para determinada situação.

Mas é bem verdade que a inteligência artificial está aí para diminuir certas tarefas. E, de acordo, com alguns pesquisadores dessa área, o intuito não é perder a mão de obra humana ou substituir, afinal, muitas áreas precisarão de outros tipos de profissionais.

Por isso, se você está indeciso pra que carreira se direcionar, se gosta, saiba que ciência de dados já é muito promissora, assim como a robótica.

Empreendedorismo com os robôs?

Pra quem não conhece Elon Musk, o detentor da ideia de carros elétricos que, sim, já existem pelo mundo, ele deu uma entrevista a Forbes na última quinta-feira, 27/01/2022, que seus pensamentos são: veículos autônomos em 2022 e robôs para 2023.

E se isso pra você pode parecer muito longe na realidade ou algo que te espante, pare novamente e analise todas as mudanças e transformações que já ocorreram, principalmente em detrimento da pandemia que acelerou ainda mais esse processo.

O que lá atrás levava muito tempo para construir, testar e fazer, como a criação do avião, hoje em dia, se você tem uma ideia, ou você implementa, testa rapidamente ou em menos de um ano, alguém já fez por você.

É um mundo muito rápido e será cada vez mais, saiba disso. Agora, voltando ao papo de substituição do melhor amigo do homem, sinceramente, acho pouco provável por existir o lado da humanização e do toque que, nós brasileiros, prezamos muito.

Não é humano, mas é um robô que ajuda os humanos.
A tecnologia do robô, auxiliando na área da saúde.

Porém, no exterior, há robôs ajudando bastante na área da saúde, seja em momentos cirúrgicos ou mesmo fazendo companhia para pacientes em isolamento por algum motivo de contágio.

Então, para quem pensa que a tecnologia veio para roubar lugares dos humanos, não é bem por aí. Sempre existe outra face.

E aí, ficou mais tranquilo em saber do bem dos robôs?

Siga o Click Bahia no Google Notícias e fique informado com os destaques do dia em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *