Ron Bugado: filme pra adultos e crianças
Férias combina com diversão e uma das melhores maneiras para isso, é assistindo a um bom filme. Se for desenho/animação, melhor ainda, porque você pode reunir as crianças! Que tal, Ron Bugado? Já assistiu? É uma ótima pedida.
Talvez, o nome te pareça um pouco estranho, mas ao contrário, é uma animação bastante atual, bem peculiar ao que estamos vivendo, aliás, seu lançamento foi em outubro de 2021. Tá fresquinho ainda.
“Ah, Pri, mas eu não gosto muito de desenhos”. Dá essa chance pra esse filme? Vai valer muito a pena!
Ao longo de quase duas horas de filme, a animação de Ron Bugado, conta a história de um menino de apenas 11 anos, o Barney, tímido e que tem extrema dificuldade em fazer amigos, principalmente, em uma era em que a tecnologia impera.
Unindo essa temática de tecnologia, robôs, redes sociais, algoritmos e tudo mais, a trama toda se passa, justamente, pela invenção e inovação de um robô capaz de ajudar as crianças a fazerem amigos, através da inteligência artificial.
O grande auge do filme é exatamente quando, na impossibilidade de compra do seu robô, Barney sofre bullying na escola e isso só aumenta, quando o menino, por fim, ganha seu robô quebrado, ou seja, “bugado”, daí o nome do filme.
UM FILME E MUITOS APRENDIZADOS!
Embora seja um filme de comédia, animação e dito para crianças, ele tem certa complexidade, justamente por abordar termos atuais, como “bugado”, “algoritmo”, “lives” e assuntos intensos, como amizade e o próprio bullying.
Outro ponto bem importante abordado no filme é sobre a dependência que a maioria (adultos e crianças) está sobre o mundo digital, através de aparelhos eletrônicos e redes sociais.
Essa dependência mostra também, através de alguns personagens, o quão bom isso pode ser e o oposto disso, pensando que alguns utilizam para coisas benéficas e outros para coisas negativas.
E amizade? Aquilo que muitos julgam por algo perfeito e sabemos que não é bem assim. No filme, Barney aceita o seu amigo, mesmo com seus bugs (suas falhas), ensina e é dessa forma que realmente prevalece uma amizade verdadeira.
Para fechar os aprendizados do filme Ron Bugado, destaco também a questão dos erros tecnológicos que são formas de analisar melhorias. Veja, é uma animação, mas os temas são bem profundos.
Pense você, por exemplo, que tem um produto altamente tecnológico e descobre, através de um erro, algo muito melhor para seus clientes. Top, né? É o que se passa na animação, só que não posso dar mais spoilers pra você poder assistir ao filme e voltar aqui para comentar.
Viu quantas temáticas importantes foram abordadas nesse filme? Bullying, amizade, tecnologia, saúde emocional, família, empatia, negócios, inteligência artificial e muito mais.
Então, fica a dica dessa super animação que possivelmente, além de te alegrar e distrair, ainda trará muitos aprendizados para sua vida.
Caso queira assistir agora mesmo, saiba que está disponível na Netflix e na Disney +, viu? Espero que goste dessa animação tanto quanto eu e espero seu comentário, combinado?