Protagonista síndrome de down mostra coragem e empatia em filme de animação
“As fantasias de Nicolas” é um filme de animação mexicano, cujo protagonista, Nicolas, um menino de apenas 10 anos e síndrome de down, dá um show sobre coragem, empatia e capacidade de enfrentar a vida como ela é.
Há quem diga que crianças não são fortes o suficiente, mas muito pelo contrário, Nicolas é valente em todas as instâncias do filme, mesmo tendo que lidar com uma perda familiar (luto) lastimável.
Partes técnicas
Embora não seja uma animação com perfil dos filmes da Disney, ele é muito colorido e lúdico, além de alegre e o principal, inclusivo, contendo cerca de 90 minutos de duração. O enredo divide opiniões entre a monotonia e a dinamicidade.
É um filme de 2020, mas chegou aqui no Brasil em 2021 e está disponível em algumas plataformas, como a Disney Plus. Sua direção é de Eduardo Rivero e o nome original da animação é “Un disfraz para Nicolas”.
Um filme de aventura voltado para crianças e para adultos. Talvez, pelo enredo, a depender da idade ou da criança, seja importante uma supervisão para que a criança entenda certos detalhes. E, falando em detalhes, esse filme foi inspirado em um livro.
O filme e alguns detalhes, sem dar spoiler, claro…
Nicolas sempre teve sua mãe como uma excelente contadora de histórias, além de costureira, o que fazia o menino mergulhar profundamente em todas suas fantasias.
Porém, com a partida de sua mãe, Nicolas precisa morar com seus avós e seu primo adolescente, David, que não o aceita inicialmente.
Essa não-aceitação mostra justamente um dos ápices do filme, onde a empatia e a paciência para com os outros é muito importante. Os primos aprendem com o tempo a lidar com aquela situação, inclusive de algo aparentemente simples: a divisão do quarto de David.
Outro ponto bastante interessante no filme é a mistura de realidade e fantasia, possibilitando um mar de criatividade e ludicidade às crianças que assistem.
Mas, cá entre nós, falando em inclusão, embora eles tenham feito o semblante de Nicolas diferente, como é com os síndromes de down, fica ainda mais evidente que isso não altera em nada a essência, muito menos o coração enorme e lindo do protagonista.
Uma curiosidade incrível…
Ao assistir o filme, você perceberá também uma diferença na voz de Nicolas e sabe o que é? Eles realmente fizeram um filme inclusivo! Colocaram para dublar a animação, um menino de 10 anos síndrome de down. Tem essas cenas no término do filme. Demais, né?
Em poucas palavras, é possível dizer que “As fantasias de Nicolas” é um filme que tem um herói, driblando os pesadelos da vida e ajudando aos seus, mas, pensando que é a vida, onde existe sonho, existe pesadelo e só podemos fazer uma coisa: enfrentá-los.
Se animou para assistir? Se sim, depois volte aqui para me deixar a sua opinião.