Transporte público em Londres: conheça as melhores linhas de metrô e ônibus
Londres é uma das mais famosas e importantes cidades do mundo, impondo desde muitos séculos atrás uma enorme influência econômica, política, militar e estratégica em todo o ocidente.
Para se ter uma ideia, é correto afirmar que o fato de hoje em dia o inglês ser uma espécie de “língua universal” se deu graças ao imponente império inglês, que foi o maior império da história e teve Londres como a sua base.
Exatamente por ser essa cidade interessante, a capital da Inglaterra e do Reino Unido recebe milhões de turistas todos os anos que usam o seu organizado transporte público para se locomover.
Pensando nisso, nós criamos esse artigo justamente para falar das duas principais formas de se locomover em Londres: pelo metrô e por meio de ônibus urbanos.
Além disso, apontamos, nos tópicos a seguir, as principais linhas de cada um desses tipos de transporte público, indicando quais linhas são as mais interessantes para turistas, sobretudo os iniciantes. Continue lendo!
As principais linhas de metrô de Londres
O metrô de Londres, também conhecido como “underground” e “tube”, é o mais antigo do mundo, tendo sido inaugurado em 1863, e quarto maior em extensão, ficando atrás dos de Xangai, Nova York e Pequim, respectivamente.
Esse sistema de transporte rápido londrino possui cerca de 408 km de extensão total que dá acesso a 270 estações espalhadas pela região metropolitana de Londres.
Ao todo, existem 11 linhas de metrô em Londres que são espalhadas por 9 zonas tarifárias distintas que abrangem diferentes regiões da cidade. As linhas são as seguintes:
- Bakerloo (Marrom);
- Central (Vermelha);
- Circle (Amarela);
- District (Verde);
- Hammersmith & City (Rosa);
- Jubilee (Cinza);
- Metropolitan (Magenta);
- Northern (Preta);
- Piccadilly (Azul Escura);
- Victoria (Azul Clara);
- Waterloo & City (Turquesa).
Para acessar o metrô de Londres, o visitante precisa adquirir o chamado Oyster Card, que é uma espécie de passe único para o transporte público londrino.
Contudo, fica a dica de que nem todas as linhas de metrô de Londres são interessantes para quem quer explorar a cidade.
Isso porque os pontos turísticos mais icônicos estão concentrados em duas linhas que ficam nas zonas 1 e 2. Veja nos tópicos abaixo quais linhas são essas!
Bakerloo (Marrom)
Acessando a linha Bakerloo, que é representada pela cor marrom no mapa do metrô de Londres, o turista pode ter acesso a lugares icônicos como o bairro Wembley Park, que abriga o famoso estádio de futebol, a praça Piccadilly Circus e o Regent’s Park, um dos parques reais de Londres.
District (Verde)
Através da linha verde, chamada de District, os turistas podem ir a lugares de Londres que são mundialmente famosos, a exemplo da Catedral de Westminster, do Wimbledon Park, do Big Ben, do Palácio de Westminster, do London Eye e da venerada Catedral de Westminster.
Além disso, seguindo a linha verde também é possível fazer passeios pelos Museus de História Natural, Victoria and Albert e o Museu de Ciência que ficam próximos às estações conectadas pela linha.
As principais linhas de ônibus de Londres
Além do metrô de Londres, que é uma das formas de transporte mais utilizadas na capital inglesa, há também a opção de explorar a cidade de ônibus. Também é possível usar o Oyster Card neste caso.
Segundo as autoridades de trânsito londrinas, existem cerca de 400 linhas de ônibus ativas que abastecem mais de 15 mil paradas. É muita coisa!
Entretanto, assim como acontece com o metrô, apenas algumas dessas linhas passam pelos locais turísticos mais famosos da cidade.
Se você vai a Londres e quer visitar locais icônicos da cidade, com importância equivalente a do Memorial Torres Gêmeas de Nova York, então continue lendo para conhecer as linhas de ônibus que dão acesso a eles.
Linha RV1
Apesar de ser uma rota considerada curta, a linha RV1 é uma das rotas de ônibus mais ricas do transporte público de Londres.
Ela começa no bairro Covent Garden e passa por endereços para lá de especiais, como Somerset House, Waterloo Bridge, London Eye, Royal Festival Hall, London Bridge, London Dungeon, City Hall, Tower Bridge e Torre de Londres.
Linha 74
A linha de ônibus londrina de número 74 é conhecida pelos vários museus a que dá acesso. Estão na lista:
- Museu de cera Madame Tussauds;
- Museu Sherlock Holmes, que funciona na antiga casa do detetive mais famoso do mundo;
- Museu de História Natural de Londres;
- Museu Victoria and Albert;
- Dentre outros.
Além desses locais, o trajeto também leva a Selfridges, Marble Arch, Dorchester Hotel, London Hilton Hotel, Hyde Park Corner, Harrods, South Kensington, Queensberry Place, Ashburn Gardens, Redcliffe Gardens, Fulham e, por fim, chega ao bairro de Putney.
Linha 24
A terceira linha de ônibus que opera em Londres que queremos destacar é a linha 24, que começa na região norte da capital inglesa, em South end Green e passa por Camden Town, Tottenham Court, Cambridge Circus, Leicester, Trafalgar Square, Horse Guards Parade, Parliament Square (Big Ben), Westminster Abbey, New Scotland Yard, Victoria Station, St George’s Square e outros locais interessantes.
Linha 11
Preferida de muitos visitantes mais experientes e altamente indicada para os novatos, a linha de ônibus número 11 de Londres é bastante famosa também.
Por esse trajeto, que basicamente acompanha parte da silhueta do rio Tâmisa, o viajante sai da Liverpool Street e passa por lugares como St Paul’s Cathedral, The Royal Courts Of Justice, Aldwych, Trafalgar Square, Horse Guards Parade, Parliament Square (Big Ben), Westminster Abbey (Abadia de Westminster), Victoria, Sloane Square, Duke of York Square e Chelsea Old Town Hall, dentre diversos outros pelo caminho.
Linha 9
Para finalizar a nossa lista e também o nosso artigo, não poderíamos esquecer da linha 9 de ônibus que trafegam dentro de Londres.
Essa linha é conhecida por ainda contar com ônibus antigos, no modelo Routemaster, o que a torna bastante atrativa.
A linha 9 sai de Somerset House e passa por locais como Savoy Street, Trafalgar Square, St James’s Palace, Green Park, Hyde Park Corner, Harrods, Prince of Wales Gate, Royal Albert Hall, Kensington Palace, Philimore Gate, Warwick Gardens, Book Green e Hammersmith. Vale a pena conhecer!