Vale Gás: Beneficiários devem receber a primeira parcela até o fim de dezembro
O Vale Gás é lei federal e por cinco anos as famílias de baixa renda receberão um valor para comprar um botijão de gás de 13kg.
Para ter acesso ao benefício é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ter renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo ou ter um dos integrantes beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Mas atenção: não será um benefício mensal. De acordo com a lei, a cada 2 meses o beneficiário irá receber um valor que corresponde a uma parcela de, pelo menos, 50% da média do preço nacional de referência do botijão de gás de 13 kg nos últimos 6 meses.
O valor a ser pago pode variar, mas se levar em consideração a média nacional dos últimos meses o benefício seria de R$ 52.
Quem tem direito ao benefício começará a receber a primeira parcela ainda em dezembro, valores que serão tirados dos recursos próprios do Ministério da Cidadania.
Calendário de pagamento do Vale Gás
Até o momento o Governo Federal não emitiu um calendário de pagamento do Vale Gás, pois é preciso aguardar a aprovação da Reforma do Imposto de Renda e da PEC dos Precatórios para que a União tenha recursos suficientes para manter o programa.