Vítimas de enchentes e desastres naturais podem pedir aluguel social; entenda
Aluguel social é um programa assistência que visa auxiliar famílias vítimas de enchentes, desastres naturais ou que moram em áreas de risco.
Trata-se de um benefício oferecido pelos governos estaduais e municipais após autorização e cadastramento feito pela Defesa Civil que irá limitar quais sãos as pessoas que realmente merecem receber o aluguel.
Para receber o aluguel social é preciso ficar atento às condições estabelecidas pelas autoridades locais.
Mas em linhas gerais é exigido:
- Ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
- Estar em vulnerabilidade temporária;
- Estar desabrigado ou desalojado;
- Morar em áreas de calamidade pública;
- Ser residente de área de risco.
A Defesa Civil analisa as regiões de risco e cadastra as famílias, logo, o morador só precisa procurar a prefeitura ou governo estadual se já tiver comprovação de que precisa sair de casa por questões de segurança.
Quanto é o aluguel social
Há valores variados, por isso o morador deve estar atualizado sobre o que acontece em sua cidade.
Para se ter uma ideia, a cidade de Nova Serrana (MG), decidiu nas últimas semanas oferecer um aluguel social de R$ 600 para quem foi vítima das enchentes que castigaram a cidade mineira.
Outras cidades podem oferecer menos e o valor pode ser complementado pelo auxílio do governo estadual, se houver.
Inscrições
Não é possível se inscrever, o morador deve ser encaminhado para as autoridades responsáveis assim que a Defesa Civil comprovar a situação de vulnerabilidade.
Os postos do CRAS da sua região podem tirar suas dúvidas e fazer a intermediação, caso o morador tenha direito ao benefício, mas não foi orientado como proceder para receber o benefício.