2022: Conheça as novas regras para aposentadoria por idade para mulheres
Novas regras de aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 2022, principalmente para mulheres. Sendo assim, você que está próximo de se aposentar precisa ficar atenta ao que está mudando.
As mudanças estão relacionadas à transição sobre os pontos ou idade mínima, uma vez que as regras gerais de aposentadoria foram modificadas na reforma da Previdência aprovada em 2019.
Veja a seguir o que vai mudar
Idade
Poderão solicitar aposentadoria por idade mulheres com no mínimo 61 anos e 6 meses. Antes da reforma, à partir dos 60 anos a mulher já poderia solicitar o benefício.
Mas fique atenta: à partir de 2023 a aposentadoria para mulheres será apenas para quem tem mais de 62 anos.
Pontos
Além da questão da idade, também há alterações na contagem de pontos para se aposentar.
A cada ano de contribuição com o INSS deve ser contado 1 ponto. Os pontos mínimos para a aposentadoria das mulheres é 89.
Isso quer dizer que para se aposentar com 62 anos, será preciso ter no mínimo 35 anos de contribuição com a previdência à partir de janeiro de 2022.
Transição
Se para você falta até dois anos para se aposentar em 2019, quando a lei foi mudada, podem utilizar a regra de pedágios de 50% ou 100%.
No pedágio de 50% e trabalhar por mais metade do tempo que faltava. Já no pedágio de 100%, o trabalhador precisa continuar contribuindo pelo dobro de tempo que faltava para atingir o tempo mínimo de contribuição.