Saiba como fazer a devolução do Auxílio Emergencial

Mais de 625 mil pessoas receberam o SMS do Ministério da Cidadania comunicando que terão que devolver o Auxílio Emergencial.

Se você recebeu essas mensagens e não sabe como proceder, nós vamos te ajudar. Mas antes, verifique se as mensagens foram enviadas pelos números 28041 e 28042.

As mensagens contém as seguintes informações:

  • Para quem recebeu fora das regras: “O CPF ***.456.789-** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae”;
  • Para quem é beneficiário do Bolsa Família e recebeu fora das regras: “O NIS ***456.789** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae”;
  • Para os chamados ExtraCad: “O CPF ***.456.789-** possui DARF do Imposto de Renda em aberto relativo ao Auxilio Emergencial. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse gov.br/dirpf21ae”;
  • Para os públicos do Cadastro Único e do Bolsa Família com DARFs sem pagamento: “Consta DARF do Auxílio Emergencial em aberto no seu Imposto de Renda para o CPF ***.456.789-**. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse gov.br/dirpf21ae”.

Confirmando, é hora de seguir o passo a passo para devolver o valor do Auxílio Emergencial.

Há um link na mensagem para um site gov.br, que são os sites oficiais do governo federal, você deve clicar neste link e seguir o passo a passo.

As notificações foram emitidas após uma nova malha fina feita pela Receita Federal que identificou pessoas com o perfil financeiro maior do que era permitido para acessar o benefício.

Como devolver o Auxílio Emergencial

Acesse o link da mensagem e siga o passo a passo:

  • Informe o CPF do beneficiário
  • Registre a data de nascimento
  • Clique no botão “não sou robô”;
  • Clique em “consultar”.
  • Depois, escolha a parcela do auxílio que deseja emitir (o valor apresentado será referente à parcela selecionada e não ao total do que foi recebido. Se a opção para a escolha da parcela que deseja emitir a GRU).
  • Então selecione a opção de pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União) – “Banco do Brasil” ou “qualquer Banco”.

No final deste procedimento você conseguirá emitir a guia de recolhimento para fazer o pagamento e assim devolver o valor recebido no Auxílio Emergencial.

Este é o terceiro lote de mensagens enviadas ao longo de 2021, a campanha visa recuperar dinheiro público e até o dia 18 de novembro foram devolvidos aos cofres públicos aproximadamente R$ 66,3 milhões.

Siga o Click Bahia no Google Notícias e fique informado com os destaques do dia em primeira mão.

Escrito por

Leiliane Lopes

Jornalista formada, trabalha para veículos online desde 2003 e, ao longo desses anos, tem escrito para diferentes sites e blogs.