2022: INSS não dará mais auxílio-doença sem perícia
Termina nesta sexta-feira (31) a concessão do auxílio-doença do INSS sem a necessidade de realização de perícia médica.
À partir do dia 2 de janeiro de 2022, todos os trabalhadores que fizerem a solicitação terão que passar por perícia dentro de um posto da Previdência Social.
Em razão da pandemia, o INSS estava concedendo o benefício para trabalhadores que enviavam pela internet laudos médicos comprovando a necessidade de afastamento. A medida visava evitar o deslocamento dos doentes até os postos de atendimento que foram fechados em decorrência da Covid-19.
Mas com a nova lei, nº 14.131/2021, novas regras foram estabelecidas e, entre elas, a necessidade de um médico perito avaliar presencialmente a pessoa que será afastada.
Isso não quer dizer que o laudo médico não vale, apenas que não será a única prova solicitada no ato do pedido de auxílio doença. Ou seja, o perito no INSS irá analisar o documento e também o trabalhador, verificando suas condições de saúde.
Futuro incerto
O INSS não descarta voltar a aceitar laudos médicos enviados pela internet, pois os aumentos dos casos de Covid-19 voltaram a crescer. Além disso, tem a questão da variante ômicron que, até o momento, não é possível dizer que um novo isolamento deva ser necessário para controlar seu avanço.
O trabalhador deve se manter atualizado sobre essas mudanças no auxílio-doença e, na dúvida, entrar em contato com o 135 para saber sobre a perícia e sobre o envio de documentos.